24/05/2019 às 17:39, atualizado em 25/05/2019 às 09:47

Um aniversário em ritmo de trabalho

Junto com o bolo da festa, a cidade vai ganhar asfalto em oito vias nos próximos dias. Hoje (24), a rua 3C foi a primeira a receber massa asfáltica

Por Lúcio Flávio, da Agência Brasília

Foto: Vinícius de Melo/Agência Brasília

Vicente Pires celebra 10 anos essa semana em ritmo de obras aceleradas e quem ganha presente são os moradores da cidade. Isso porque o asfalto chega à região em oito vias nos próximos dias. A primeira a receber massa asfáltica foi a rua 3C, com mais de 1300 metros de extensão pavimentados que trará bem-estar e comodidade para a população local. Parte desse trecho já havia recebido asfalto ontem (23) mesmo. Fora isso, desde março, coordenado pelo Gabinete de Gestão Integrada, as máquinas e homens não param na cidade. “O importante nesse momento é que o governo está dentro da cidade, trabalhando para devolve-la aos moradores do jeito que eles merecem, daí esse pacote de obras, esse é o grande presente hoje para cada morador de Vicente Pires”, destacou o administrador Daniel de Castro.

Além da 3C, está passando por intervenções diárias as ruas 3, 3B, 4, 4B, 6, 8 e 10, essa última, uma das mais avançadas, já com chão completamente compactado, pronto para receber uma camada de piche e, na sequência, o asfalto em si, num trecho de 1,5km entre os condomínios 176 e 178. “Na próxima semana vamos trabalhar em mais 580 metros de rua”, adianta o gestor da cidade.

Quase 50 homens e 10 máquinas intensificaram os trabalhos de ontem para hoje com intuito de entregar a 3C asfaltada para os moradores. O esforço não foi em vão já que os moradores ficaram felizes em ver as máquinas a pleno vapor. “Nunca pensei que fosse ver isso, até que enfim alguém olhou por nós, esse asfalto vai durar uns 50 anos”, animou Tavares Beto, morador da cidade desde 1999. “Fomos esquecidos no governo passado, parece que nessa gestão o governador tem empenhado em melhorar a cidade para gente. Os resultados estão aparecendo, isso passa credibilidade moradores”, torce a comerciante Elisângela Moura.

Foto: Vinícius de Melo/Agência Brasília

Amor incondicional

Goiana de Inhumas, Sirlene de Barros vive em Vicente Pires desde 2003, bem antes da região ser reconhecida, por lei, como a 30ª administração do DF. Tempo suficiente para a moradora criar laços afetivos com a cidade, que jura, não vai deixar nunca. “Só saio daqui morta”, brinca, elogiando o movimento das máquinas e dos homens, nem se importando com os transtornos das obras. “Eu penso assim, se está trabalhando é para o nosso bem, tem que ter um sacrifício por parte das pessoas. Quando terminar vai ficar bom”, torce.

Nova no pedaço, três anos apenas, Edinalva Souza nem sabia do aniversário da cidade e ainda está se acostumando com o lugar que escolheu como nova morada. Antiga moradora de Ceilândia, ela revela que o ritmo em Vicente Pires é mais tranquilo. “Lá eu tinha problema com barulho, aqui não, tudo é mais calmo, menos agitado, estou gostando bastante”, diz, elegendo a Feira do Produtor seu lugar da cidade preferido. “Tem tudo aqui, além de ser um ambiente agradável e bem centralizado”, elogia.

Habitada, nos seus primórdios, por índios, e mais recentemente, nos anos 70, por fazendeiros, Vicente Pires ganhou status de região administrativa a partir de 1989, na gestão do então Governador José Aparecido. Isso aconteceu duas décadas depois do surgimento das primeiras chácaras agrícolas. Na época uma região com baixo índice de moradia, se tornou, pouco a pouco, um dos lugares mais ambicionados para se morar. Atualmente mais de 75 mil pessoas moram na cidade.