28/05/2019 às 17:08, atualizado em 12/07/2019 às 15:51

Brasília será a Capital Ibero-americana da Cultura em 2022

Diversidade cultural e compromisso com estratégia de desenvolvimento sustentável local são características destacadas na avaliação

Por Agência Brasília *

Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília

Brasília foi selecionada pela União das Cidades Capitais Ibero-americanas (Ucci) como a Capital Ibero-americana da Cultura em 2022. A escolha levou em conta a capacidade da capital federal de promover programação com forte conteúdo e diversidade cultural e o compromisso com uma estratégia de longo prazo visando ao desenvolvimento sustentável local.

O anúncio oficial da escolha de Brasília foi feito nesta terça (28), durante reunião do Comitê Setorial de Cultura da Ucci. O evento é parte do Fórum Ibero-americano de Diplomacia Cultural das Cidades e Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, que acontece na Cidade do Panamá, Capital Ibero-americana da Cultura 2019.

O secretário-executivo da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec), Cristiano Vasconcelos, comemorou a notícia: “Brasília é uma cidade cosmopolita em seu DNA, que recebe e concentra pessoas de todas as partes do Brasil e do mundo. Isso faz com que a cultura pulse aqui de diversas maneiras e em diversas manifestações”, disse.

Excelência

Cristiano lembrou que a cidade possui um multiculturalismo evidente, desde seu nascimento, e alcançou excelência cultural em diversas áreas, como cinema, música, arquitetura, urbanismo, artes cênicas e artes plásticas. “Além dessa gama de talentos e vertentes locais, aspectos como o forte conteúdo artístico e cultural, participação da comunidade, gestão orçamentária própria e dimensão ibero-americana de Brasília ajudaram na conquista do prêmio”, pontuou.

“Até 2022, teremos condições de restaurar e recuperar os espaços, para podermos realizar eventos, festivais, ações e mostras artísticas de todos esses países [da Ibero-América], mostrando todo o nosso potencial”, destacou o secretário-executivo, valorizando as ações de sua pasta.

No ano em que será celebrado o aniversário de 200 anos da Independência do Brasil, data que naturalmente atrai olhares para a capital, a expectativa da Secec é impulsionar ainda mais a economia criativa e o turismo. Paralelamente, haverá ações no sentido de estreitar laços e intercâmbio com os países ibero-americanos.

O título

O prêmio de Capital Ibero-americana da Cultura é atribuído anualmente a uma das 30 cidades que fazem parte da União das Cidades Capitais Ibero-americanas, organização internacional da qual o GDF é membro nato desde 1986. As capitais que recebem o prêmio devem promover a diversidade cultural ibero-americana, o diálogo intercultural e o entendimento mútuo entre a cidadania ibero-americana e sua abertura ao mundo. O Rio de Janeiro foi a única cidade brasileira a receber o título, em 2000. No próximo ano será a vez de Buenos Aires, capital da Argentina.

* Com informações da Secec