29/05/2019 às 11:54, atualizado em 12/07/2019 às 15:50

CEB trabalha para identificar danos de incêndio em subestação

Fogo atingiu um dos três transformadores da unidade. Setor Hoteleiro Norte, Setor de Rádio e TV Norte e algumas quadras residenciais estão sem energia. Serviços serão restabelecidos ao longo do dia

Por Renata Moura, da Agência Brasília *

Bombeiros entraram rapidamente em ação para controlar o fogo / Fotos; Acácio Pinheiro/Agência Brasília

A Companhia Energética de Brasília (CEB) segue empenhada em identificar os danos causados pelo incêndio que começou  por volta das 9h15 desta quarta-feira (29) na Subestação 03, localizada na Entrequadra 701/901 Norte. O fogo já foi controlado, mas bombeiros ainda trabalham no local. Os equipamentos de proteção do sistema provocaram o desligamento automático da energia de sete circuitos, atingindo o Setor Hoteleiro Norte, o Setor de Rádio e TV Norte e as primeiras quadras residenciais da Asa Norte.

Pelo Twitter, a CEB informou que cerca de 17 mil unidades consumidoras (UCs), ficaram sem energia no momento. “Nossas equipes de manutenção já estão na subestação”, diz a nota. “Estamos esperando os bombeiros apagarem o fogo para ter acesso às instalações e avaliar os danos. Não há previsão da volta da energia por enquanto.”

O diretor de distribuição da CEB, Dalmo Rebello,  esteve no local para uma avaliação preliminar. Segundo as apurações, apenas um dos três transformadores de energia foi danificado. “Estamos aguardando o rescaldo do transformador para que as equipes de manutenção possam atuar nos reparos”, informou, pelas redes sociais. O governador em exercício, Paco Britto, fez questão de acompanhar de perto a situação.

Por telefone, a assessoria de comunicação da empresa informou que ao longo do dia alguns circuitos serão religados, normalizando o fornecimento em pontos da Asa Norte. “Como a rede é subterrânea, é um pouco mais complicado”, explicou o assessor Breno Bastos Pessoa. “Ainda não sabemos o motivo do incêndio, mas tudo será periciado – o que não impede os serviços de reparo, que vão começar assim que o trabalho dos bombeiros terminar.”

Semáforos desligados

O corte no fornecimento de energia, por conta do incêndio da Subestação 3, desligou os semáforos de 13 cruzamentos na Asa Norte, o que acabou refletindo no trânsito das vias N2, L2, W3 e W5. Em nota, o Detran-DF informou que nove equipes de fiscalização de trânsito foram deslocadas para fazer o controle manual nos cruzamentos. O departamento acrescenta ainda que profissionais da manutenção semafórica também foram para as ruas avaliar a situação dos equipamentos.  O ponto crítico, segundo o Detran, era o Setor de Rádio e TV Norte (SRTVN), no trecho entre o Edifício Radiocenter e ao Brasília Shopping.

Hran remarca consultas 

Por meio de nota, o Hospital Regional da Asa Norte (Hran) informa sobre mudanças que precisaram ser feitas  nos agendamentos de consultas – para esta quarta-feira (29), foram suspensas –  em função da queda de energia ocasionada pelo incêndio. Servidores estão reagendando para outra data.

“Os pacientes devem aguardar o contato dos servidores da unidade, que estão reorganizando as agendas e remarcando as consultas para a data mais próxima possível, de forma a não prejudicar o acompanhamento médico”, diz a nota. “Pronto-socorro, Unidade de Terapia Intensiva (UTI), centro cirúrgico e demais áreas essenciais do Hran estão em pleno funcionamento, com fornecimento de energia feita pelo gerador da unidade”. ?

Áreas temporariamente afetadas

Circuito 0301: Setor Hoteleiro Norte Quadra 01 – edifícios Le Quartier, Saint Moritz, Biarritz, Fusion e Conjunto Nacional de Brasília;

Circuito 0303: Brasília Shopping, Edifício Varig, Liberty Mall e Central Park;

Circuito 0305: SRTVN Quadra 701, SQN de 202 a 204 e de 402 a 404;

Circuito 0308: SRTVN Quadra 701, Hemocentro, SMHN Quadra 2, Edifício das Clínicas, HRAN, SQN de 102 a 104 e de 302 a 304;

Circuito 0310: Edifício América Office Tower;

Circuito 0313: Setor Hoteleiro Norte, edifícios Fusion, Executive Tower, Garvey Park, Metropolitan Flat, Telebrasilia, Corporate Center, Trade Center, Vegas e Number One;

Circuito 0317: Centro Empresarial Norte, Rede Globo e Transamérica FM, SHN Quadra 5 Edifício Rio das Pedras, Hotéis Athos Bulcão, Mercure, Monumental Residence e Shopping ID.

* Com informações da CEB, do Detran e do Hran