30/05/2019 às 13:37, atualizado em 30/05/2019 às 13:44

“Direito ao Abraço” é o tema da IV Semana do Bebê no DF

Evento marcará a adesão do DF ao Programa Criança Feliz, uma iniciativa do Governo Federal que prevê o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância

Por * Agência Brasília

Divulgação/Sejus

A quarta edição da Semana do Bebê terá como tema “Direito ao Abraço”. O evento, que vai de 31 de maio a 7 de junho, marcará a adesão do Distrito Federal ao Programa Criança Feliz, uma iniciativa do Governo Federal que prevê o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância. A medida envolve com ações de saúde, educação, assistência social, cultura e direitos humanos realizadas com visitas domiciliares. A ação é promovida pela Secretaria de Justiça e Cidadania do DF (Sejus), por meio da Subsecretaria de Políticas para Crianças e Adolescentes.

Veja aviso de pauta: Sejus lança IV Semana do Bebê no DF com tema “Direito ao Abraço”

Durante toda a semana várias ações estão previstas como contação de histórias, apresentações artísticas, brincadeiras, pintura de rosto, palestras e oficinas, rodas de conversa, ações de saúde, assistência jurídica e psicossocial. A primeira criança que nascer no DF no dia da abertura do evento ganhará o “Padrinho ou Madrinha da Cidadania”, que simboliza o compromisso do Poder Público com a garantia dos direitos de todas e de cada uma das crianças da cidade.

[Olho texto=”O objetivo da Sejus é realizar, durante todo o ano, ações sistemáticas visando o pleno desenvolvimento da criança” assinatura=”Adriana Faria, subsecretária de Políticas para Crianças e Adolescentes da Sejus” esquerda_direita_centro=”direita”]

“O objetivo da Sejus é realizar, não somente na Semana do Bebê, como durante todo o ano, ações sistemáticas visando o pleno desenvolvimento da criança e promovendo uma reflexão sobre a importância desse tema para toda a sociedade”, enfatizou a Subsecretária de Políticas para Crianças e Adolescentes da Sejus, Adriana Faria.

Sobre o tema deste ano, “Direito ao Abraço”, ela explicou que a escolha se deveu à simbologia do vínculo, do cuidado e da proteção, essenciais ao desenvolvimento humano. Para realizar o evento, a Sejus conta com a parceria de outras Secretarias, Administrações Regionais, Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente do DF (CDCA), Defensoria Pública, Vara da Infância, Organizações Sociedade Civil e outros atores na defesa dos direitos da Criança.

Programação

Do dia 1º ao dia 7 de junho haverá uma carreta, a Carreta do Bebê, que percorrerá as cidades do DF que possuem o maior número de crianças levando diversas atividades. Diversas outras ações, como audiências públicas, seminários, palestras e exposições serão realizadas em diversos locais do Distrito Federal. Está programada até mesmo uma carreata de carrinhos de bebê no Eixão do Lazer.

O encerramento será na sexta-feira (7), às 10h, na rampa do Congresso Nacional, onde a Frente Parlamentar da Primeira Infância receberá mamães, papais e crianças em um ato para marcar a importância dos primeiros 1000 dias de vida e da proteção à primeira infância.

Confira a programação: 

  • Sábado (1º) – Samambaia
  • Domingo (2) – Ceilândia/Sol Nascente
  • Segunda (3) – Estrutural
  • Terça (4) – Varjão
  • Quarta (5) – Fercal
  • Quinta (6) – Itapoã
  • Sexta (7) – Planaltina

Saiba mais

Desde o ano 2000, no mês de maio, acontece em vários municípios a “Semana do Bebê”, que já está em sua quarta edição no DF. A semana foi idealizada pelos professores de Medicina da ULBRA, Odon Cavalcanti e Salvador Célia e pelo radialista canelense Pedro Dias. Ela foi sistematizada pelo UNICEF como uma das principais estratégias para assegurar a atenção adequada a crianças até 6 anos de idade.

* Com informações da Secretaria de Justiça e Cidadania