30/05/2019 às 16:47, atualizado em 12/07/2019 às 15:47

Governador cobra de empresários do DF mobilização na busca por investimentos federais

Para Ibaneis, obras estão paralisadas e merecem adesão de categoria para alavancar emprego e renda em Brasília

Por Hédio Ferreira Júnior, da Agência Brasília

Durante evento da Federação das Indústrias do DF, o governador Ibaneis Rocha destacou a importância da mobilização do empresariado local / Fotos: Renato Alves/Agência Brasília

Ao participar, nesta quinta-feira (30), do lançamento da Agenda Legislativa 2019, da Federação da Indústrias do DF (Fibra), o governador Ibaneis Rocha cobrou dos empresários do Distrito Federal mais mobilização na busca por investimentos da União. De acordo com o chefe do Executivo, algumas obras, como a expansão do metrô, estão paralisadas em Brasília por falta de recursos, o que poderia ser minimizado se o empresariado e a população se reunissem para reivindicar recursos junto ao governo federal.

A chegada do Gasoduto Brasil Central ao DF, segundo Ibaneis, é um exemplo do que precisa ser destravado: apesar de aprovado, o projeto, que vai gerar energia no Distrito Federal e, consequentemente, torná-lo mais atraente para investimentos de empresas de grande porte, depende da Petrobras para ser executado.

Ibaneis comentou que, no Brasil, há um grande número de empresários geradores de emprego e renda que merecem mais atenção do Estado. “Estamos buscando, de todas as maneiras, incentivar o empresariado”, declarou. “Nós fizemos e demos a prova disso, e agora temos também que cobrar dos empresários, porque vocês precisam dar respostas às medidas corajosas que nós tivemos condições de adotar – e a Câmara Legislativa, de aprovar. ”

Bom exemplo

O governador elogiou um movimento do empresariado de Goiás: a mobilização de moradores de áreas carentes, trabalhadores que estavam para ser demitidos e empresários da construção civil na porta do Ministério do Desenvolvimento Regional. O grupo cobrava recursos federais que haviam sido cortados para financiamentos habitacionais. Todos saíram de lá com a garantia de R$ 2,3 bilhões, destinados ao financiamento de unidades no entorno do DF.

Investimentos

Ibaneis lembrou os investimentos feitos nos últimos meses pelo GDF nos meses em favor do avanço da capital: redução de tributos, como o ICMS, para a indústria atacadista; diminuição de burocracia, com o Destrava DF; extinção do Diferencial de Alíquota (Dial); e criação de cartões de apoio à população carente, como o Material Escolar, que refletem em benefícios para o comércio; além do fomento ao turismo na região Centro-Oeste (por meio do stopover da TAP em voos da Europa).

Assista o vídeo do governador no evento: