31/05/2019 às 12:00

Procura por Brasília entre turistas aumenta 155%

Pesquisa de buscador de passagens detectou que a capital federal foi o terceiro destino que mais cresceu no último ano

Por Agência Brasília*

Brasília é um dos destinos turísticos mais procurados do país, segundo o site Kayak.

Brasília está entre os três destinos que mais tiveram aumento de procura pelos turistas brasileiros que querem comprar uma passagem para viajar pelo Brasil, foi o que detectou pesquisa realizada pelo site Kayak. A cidade está atrás apenas de João Pessoa (PB) e Juazeiro do Norte (CE). Em um ano, houve um incremento de 155% nas buscas. A capital brasileira superou cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador.

“Os brasileiros estão redescobrindo a capital do seu país. Brasília é uma cidade linda, com uma grande oferta de atrações turísticas e com uma infraestrutura pronta para receber turistas nacionais e internacionais”, afirmou a secretária de Turismo do Distrito Federal, Vanessa Mendonça. De acordo com ela, o Governo do Distrito Federal tem intensificado as ações para impulsionar a indústria do Turismo na cidade. “Desde o começo do ano estamos nos aproximando do setor e realizando parcerias para impulsionar esse mercado que é o que mais cresce e que é responsável pela geração de um em cada cinco empregos no mundo”, destacou Vanessa Mendonça.

Entre as ações promovidas pela Secretaria de Turismo estão a reabertura e revitalização de três centros de Atendimento ao Turista (CAT) e a assinatura do acordo de stopover com a TAP, que irá permitir que turistas europeus fiquem até cinco dias na cidade sem aumento do custo de passagem, o que poderá, segundo a empresa aérea portuguesa, aumentar o fluxo de turistas vindos do Velho Continente em 20 mil por ano. Também estão sendo criadas rotas que ampliem a oferta de passeios turísticos no Distrito Federal e o Turismo Cívico tem recebido atenção especial.

Além disso, a Secretaria de Turismo tem investido na captação de eventos que aumentem o fluxo de turistas na cidade, e consequentemente, gerem emprego e renda na capital brasileira. Em maio foi realizado um evento de medicina veterinária no Centro de Convenções Ulysses Guimarães que trouxe, durante quatro dias, 1,5 mil turistas, gerou 1,2 mil empregos diretos e teve uma expectativa de movimentação na economia local de R$ 2,25 milhões. “Somos a quarta cidade que mais recebe eventos no país. Estamos empenhados em fazer com que Brasília suba de posição nesse ranking”, enfatizou a secretária de Turismo.

Rede hoteleira
Com uma diversificada rede hoteleira que oferece quase 40 mil leitos, Brasília tem variedade de opções de lazer, gastronomia, compras, atividades culturais, exposições, parques, vida noturna e criatividade. O Aeroporto Juscelino Kubitschek é o 3º maior do Brasil em movimentação internacional de passageiros e o maior hub doméstico do país.

Considerada o 3º pólo gastronômico do Brasil, Brasília foi a primeira colocada em um pesquisa realizada pelo Ministério do Turismo do Brasil sobre a aprovação dos turistas estrangeiros. Os restaurantes da capital federal tiveram 97,7% de aprovação. O prêmio Travellers’ Choice 2018, organizado pelo Trip Advisor, concedeu à cidade a segunda colocação na categoria “destinos em alta” na América do Sul.

 

*Com informações da Secretaria de Turismo