3/6/19 18:31
Atualizado em 4/6/19 às 15:06

Mutirão de hidratação contra a dengue já atendeu 11 mil pessoas

6.264 pessoas estavam com suspeitas de dengue, 1.617 receberam hidratação venosa e 203 foram removidas para os hospitais

O Governo do Distrito Federal já atendeu 10,9 mil pessoas nas tendas de Hospital de Campanha, que foram montadas em 9 regiões administrativas desde o dia 25 de maio em combate à dengue no DF.

Desse número, mais 6 mil pessoas estavam com suspeitas da doença – sendo que 1,6 receberam hidratação venosa e mais de 200 foram transferidas para hospitais. Os dados foram colhidos desde o primeiro dia de ação até hoje (3) ao meio-dia.

A ação, uma parceria do Corpo de Bombeiros e a Secretaria de Saúde, foi lançada para agir de forma emergencial, principalmente, na hidratação – principal fator de atenção imediata à doença, que é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Para Fernando Erick, gerente da Estratégia Saúde da Família, esse acolhimento primário (hidratação) é de fundamental importância para garantir a saúde do enfermo. “É isso que a população está pedindo”, disse.

A ideia inicial é de que os centros de hidratação funcionem até o dia 8. Na sexta-feira (31), a Secretaria de Saúde adquiriu 28.260 testes rápidos para detectar a doença. De acordo com a secretaria, os testes são uma ferramenta complementar ao diagnóstico convencional, que é realizado com exames clínicos pelo médico, baseando-se em sinais e sintomas apresentados pelo paciente.

Ainda segundo a pasta, ao apresentar dores abdominais intensas, vômitos constantes, sangramento de mucosas, hipotermia (baixa na temperatura corporal), entre outros sintomas, é preciso procurar o mais rápido possível a unidade básica de saúde da região onde mora.

Locais das tendas de hidratação:

Varjão (UBS 1 – Vila Varjão, quadra 5, nº 5, conjunto A, lote 17)

Guará – UBS 1

Itapoã (UBS 1 – QD 378, Área Especial, Del Lago)

Planaltina (estacionamento do Hospital Regional de Planaltina)

Estrutural (UBS 1 – Área Especial 2, Avenida Central)

Sobradinho II (UBS 2 – Rodovia DF-420, Setor de Mansões, n°1)

São Sebastião (Quadra 102, conjunto 1, lote1 São Sebastião)

Ceilândia (St. N Quadra QNN 27 Área Especial D – Ceilândia)

Samambaia (Estacionamento do Hospital Regional de Samambaia)

* Com informações da Secretaria de Saúde