03/06/2019 às 18:39

Viaduto do Eixão será liberado amanhã (4)

O trânsito no local estava interrompido desde 6 de fevereiro de 2018, quando parte da estrutura cedeu.

Por Agência Brasília

Em janeiro de 2019, o governador Ibaneis Rocha e o DER/DF assumiram a obra, que estava com 24% de conclusão, tendo sido executada a fundação de blocos e iniciada a fixação dos pilares. Com o objetivo de agilizar o andamento das obras, o governador determinou que a frente de trabalho no canteiro fosse em dois turnos, com 138 operários. Hoje, 90% da obra total estão concluídos.

Uma nova estrutura foi construída na área desabada. Parte do viaduto que não sofreu dano foi restaurada e recebeu reforço. Ao todo, estão sendo investidos R$12 milhões na obra.

A data prevista para entrega total da obra, que inclui a Galeria dos Estados, está prevista para a última semana de junho. A liberação do trânsito sobre o viaduto vai beneficiar a 120 mil veículos que trafegam pelo Eixão todos os dias.

Qualidade da obra

No último sábado (1º), engenheiros da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) e do DER/DF realizaram ensaios estruturais no viaduto. O objetivo foi avaliar o comportamento e certificar a estrutura.

Os experimentos duraram 1h30. Nesse tempo, os técnicos conseguiram todas as informações necessárias, com manobras e várias etapas e simulações. Os testes consistiram em monitorar o comportamento de veículos com grande capacidade de carga e do viaduto, por meio de sensores.

Após as coletas dos dados, engenheiros da Novacap irão estudar as informações e emitir o laudo final do viaduto para entregá-lo ao DER. Preliminarmente, os resultados foram positivos.