06/06/2019 às 10:37, atualizado em 06/06/2019 às 12:09

Paco Britto destaca Destrava DF durante cerimônia de premiação no Sebrae

Vice-governador participa de evento que valoriza projetos municipais em prol dos pequenos negócios

Por Lucíola Barbosa

Governador Paco Britto participa de entrega de premiação no Sebrae

“As grandes ideias muitas vezes estão nas pequenas iniciativas. E esse é o sentido do prêmio do Sebrae, ao reconhecer os melhores projetos.” Assim o vice-governador Paco Britto abriu, na noite dessa quarta-feira (5), o discurso durante evento na sede do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, intitulado Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor – projetos municipais vencedores que mais beneficiam os pequenos negócios. Foi a 10ª edição do prêmio, que homenageou o ex-presidente Juscelino Kubitschek, que foi também prefeito de Belo Horizonte entre 1941 e 1945.

Trata-se de um programa de reconhecimento aos prefeitos e administradores regionais que implantaram projetos com resultados comprovados e com foco no desenvolvimento dos pequenos negócios do município e na modernização da gestão pública, criando condições favoráveis às micro e pequenas empresas (MPE) e aos microempreendedores individuais (MEI).

Para Paco Britto, a ousadia dos líderes na administração pública nem sempre basta. “É preciso perseguir também ideias que fomentem parcerias e iniciativas para o desenvolvimento dos pequenos empreendedores”, frisou, acrescentando que as pequenas empresas são responsáveis pelo maior número de empregos no país. Na oportunidade, ele citou o Destrava DF – pacote de medidas lançado, no início do ano, pelo Governo do Distrito Federal, que simplifica a análise de alvarás de construção, licenças de funcionamento e habite-se, visando à celeridade na tramitação de projetos de construção na capital federal. “Em sete dias, nós damos os alvarás”, garantiu.

Estavam presentes à cerimônia, respectivamente, o presidente e o ex-presidente do Sebrae, Carlos Melles, e o empresário Guilherme Afif Domingos; ministros; parlamentares; entidades de classe; e prefeitos, entre outros convidados.

Números
O prêmio foi instituído em 2001 e, até este ano, foram inscritos quase 10 mil projetos. Na edição de 2019, foram inscritos 1.160 projetos de 23 estados, excetuando Acre, Amazonas, Goiás e Distrito Federal, sendo que 1.130 foram habilitados. Os pequenos negócios representam 72,3% do total de empregos gerados em abril, em todo o país, ou seja, são 93,7 mil postos de trabalho formais, de acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia.