07/06/2019 às 15:16, atualizado em 07/06/2019 às 15:22

Ouvidoria do DF lança concurso para incentivar boas iniciativas no setor

A ideia é estimular, reconhecer e fortalecer as ouvidorias que compõem esse sistema específico (o Sigo) no DF, incluindo administrações e demais órgãos

Por Agência Brasília

A Ouvidoria-Geral do Distrito Federal, órgão da Controladoria-Geral do DF (CGDF), lançou o 4º Concurso Melhores Práticas em Ouvidoria Pública. O Edital nº 01/2019 prevê que inscrições podem ser feitas gratuitamente de 1 de setembro a 31 de outubro. Nos dois anos anteriores, foram inscritas 26 iniciativas.

O concurso busca estimular, reconhecer, fortalecer e premiar iniciativas feitas pelas Ouvidorias que compõem o Sistema de Gestão de Ouvidoria do Distrito Federal (SIGO/DF), como as das administrações regionais e dos órgãos do GDF.

De acordo com o edital, as Ouvidorias poderão inscrever até três iniciativas em uma única categoria, chamada de Iniciativas inovadoras: casos que tenham promovido a criação, a simplificação ou o aprimoramento de serviços e processos de trabalho da Ouvidoria, que gerem melhoria da qualidade, eficiência ou produtividade.

“Poderão ser inscritas as melhorias nos serviços públicos implantados com base nas demandas de ouvidoria, que sejam passíveis de comprovação. Aquelas planejadas, recomendadas e implantadas pela Ouvidoria-Geral não podem concorrer”, explicou o ouvidor-geral do DF, José dos Reis de Oliveira.

A inscrição é gratuita e poderá ser feita de 1 de setembro a 31 de outubro de 2019, por um formulário que ficará disponível no site www.ouvidoria.df.gov.br. Cada iniciativa inscrita deverá ser encaminhada, em formato PDF, para o endereço eletrônico concursoouvidoria@cg.df.gov.br, no mesmo período da inscrição.

Após a etapa da inscrição, haverá uma pré-avaliação das iniciativas pela Comissão de Seleção de caráter eliminatório, de 08 de outubro a 21 de outubro, onde serão selecionadas as experiências classificadas para a etapa seguinte.

Por fim, será feito o julgamento para decisão das três iniciativas a serem premiadas no período de 22 de outubro a 04 de novembro. As

Comissões de Avaliação poderão solicitar diligências para certificar a veracidade das informações apresentadas e outros levantamentos necessários à avaliação.

A divulgação do resultado final no site da Ouvidoria-Geral e a premiação das melhores inciativas serão no dia 28 de novembro, em cerimônia onde haverá a entrega dos certificados pela OGDF.

Leia aqui o edital.