13/06/2019 às 19:18, atualizado em 13/06/2019 às 19:23

Brazlândia terá uma escola técnica em 2020

Obras devem ser concluídas no início do ano. Governo e comunidade definem cursos que serão oferecidos para 1,2 mil alunos

Por Renata Moura, da Agência Brasília

Foto: Acácio Pinheiro/ Agência Brasília

Enquanto as obras da Escola Técnica de Brazlândia avançam na Vila São José, um grupo de servidores se debruça na Regional de Ensino da região administrativa para consolidar o projeto pedagógico da nova unidade escolar. Prevista para inaugurar no início do próximo ano, já se sabe que o colégio poderá atender até 1,2 mil estudantes nos três turnos.

“Temos uma série de coisas para definir agora: a linha pedagógica, a questão dos mobiliários, o corpo docente”, explica o coordenador da Regional de Ensino de Brazlândia, Humberto José Lopes. “Estamos todos muito empolgados, porque é uma estrutura muito importante para toda a comunidade”, emenda.

Foto: Acácio Pinheiro/ Agência Brasília

O professor explica que a comunidade está ansiosa com a chegada da nova escola técnica da região e participa de maneira ativa, contribuindo com sugestões e, na escolha dos cursos que serão ofertados. “Fizemos dez audiências públicas. Em todas, explicamos a comunidade o formato dessas escolas, a capacidade de atendimento, o serviço oferecido. E ao final, as pessoas contribuíram dizendo quais os cursos desejados”.

Além das consultas presenciais, a Regional de Ensino também buscou os conselhos populares por meio da internet. “As pessoas puderam votar online também, o resultado de tudo isto estamos debatendo agora. Vamos ver se é possível ou não atender aos pedidos”, afirma Lopes.

Entre os cursos escolhidos pela comunidade estão Informática, Administração, Enfermagem, Técnicas Agrícolas e Libras.

Projeto

O governo investe cerca de R$ 14,5 milhões na nova unidade escolar de Brazlândia. As obras, que se iniciaram em agosto de 2018, têm previsão de conclusão para o primeiro semestre de 2020.

[Numeralha titulo_grande=”R$ 14,5 milhões ” texto=”É o investimento na nova unidade” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

A construção é semelhante à Escola Técnica do Guará, instalada na QE 17/19. O espaço possui mais de 4,4 mil metros quadrados de área construída, com quadra poliesportiva, cozinha, refeitório, bloco pedagógico com 12 salas, além das salas administrativas, banheiros com recursos para captação e reaproveitamento da água, laboratórios, sala dos professores, biblioteca, auditório para 200 pessoas e, dois amplos estacionamentos.

“Tudo acessível, com conforto e pensado de maneira sustentável. Os ambientes têm ar-condicionado. A biblioteca, por exemplo, possui elevadores. É uma obra bonita e muito funcional”, avalia o engenheiro responsável pela obra, Adriano Barros.