17/6/19 18:14
Atualizado em 18/6/19 às 14:50

Estudantes do CIL de Brazlândia têm à disposição o ensino da língua japonesa

Uma grande festa, com a presença do embaixador do Japão no Brasil, marcou a chegada do curso de japonês ao Centro Interescolar de Línguas da cidade. Inscrição pode ser feita apenas on-line, até o próximo dia 23, domingo

Embaixada do Japão lança curso de Língua Japonesa no CIL de Brazlândia. Foto: Acácio Pinheiro/Agência Brasília

O Centro Interescolar de Línguas (CIL) da rede pública de ensino do Distrito Federal oferece pela primeira vez em Brazlândia o curso de língua japonesa. Na manhã desta segunda-feira (17), uma grande festa comemorou a chegada do curso à unidade. O evento contou com a participação do embaixador do Japão, Yamada Akira, que celebrou a importância de fortalecer a cultura japonesa no Brasil.

“Para mim é uma alegria a chegada do estudo da nossa língua no CIL de Brazlândia. O Japão e o Brasil têm uma longa história de amizade. Nossas relações são excelentes. Quero aproveitar essa oportunidade para desenvolver ainda mais a interação entre os dois países”, afirmou Yamada Akira. De acordo com o embaixador, no Brasil moram dois milhões de descendentes de japoneses e mais de 700 empresas japonesas atuam no país. “Além disso, mais de 50 mil japoneses moram no território brasileiro e o Japão também recebe cerca de 200 mil brasileiros no país”, disse o embaixador.

A festa contou com diversas atividades relacionadas à cultura japonesa. Os alunos foram divididos em grupos e apresentaram temas como mangá, animê, comidas típicas, pontos turísticos e festival das estrelas (tenabata). Nas salas também foram apresentados trabalhos realizados pelos alunos, feitos nas línguas estudadas por eles (inglês, espanhol e francês).

A professora mestre em Língua Japonesa pela Universidade de São Paulo (USP) Priscila Montagnane está otimista com a chegada do curso. “Além da língua, eles vão aprender um pouco da disciplina, responsabilidade e pensamento coletivo que a cultura japonesa traz. Vai ser um enriquecimento para a vida deles”, comemora. “Aprender a língua japonesa é bem mais simples do que as pessoas imaginam, mas como qualquer língua exige dedicação e esforço”, afirma a educadora.

Inscrições
No primeiro momento, apenas estudantes matriculados na rede pública de ensino do Distrito Federal poderão se inscrever. A inscrição será feita de acordo com a escolaridade do candidato, no ano de 2019. Cada estudante poderá se inscrever em até quatro opções de línguas estrangeiras, de acordo com a oferta. Os estudantes somente poderão se inscrever no turno contrário ao da matrícula na unidade escolar de origem.

O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 17 de julho, a partir das 18h. A segunda chamada está prevista para o dia 25 de julho, também a partir das 18h. O sorteio é realizado eletronicamente e a consulta do resultado é de inteira responsabilidade do candidato. As matrículas deverão ser feitas nos dias 18, 19 e 22 de julho para os contemplados na primeira chamada e nos dias 26 e 29 de julho para os contemplados na segunda chamada.

Veja onde ficam os Centros Interescolares de Línguas

*Com informações da Secretaria de Educação

Galeria de Fotos

Centro Interescolar de Línguas oferece idioma japonês