18/6/19 15:04
Atualizado em 20/6/19 às 13:06

Confira o que abre e fecha na cidade durante Corpus Christi

Em virtude do feriado, alguns serviços públicos do Distrito Federal terão esquema especial de funcionamento

Foto: Tony Winston / Agência Brasília

Devido ao feriado de Corpus Christi, na quinta-feira (20),  parte dos serviços públicos do Distrito Federal, pontos turísticos e equipamentos culturais terão esquema especial de funcionamento. Na Esplanada dos Ministérios, a movimentação dos fiéis acontecerá desde as primeiras horas da manhã, com confecção de tapete, missa e procissão, conforme manda a tradição. A Agência Brasília reúne tudo o que é preciso saber sobre a data.

No transporte coletivo, as linhas de ônibus vão circular em esquema de escala de sábado, enquanto a Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) funcionará em horário de semana, das 5h30 às 23h30, apesar da greve dos metroviários. Já as unidades básicas de saúde (UBS) e os ambulatórios estarão fechados, mas todas as emergências de hospitais e as unidades de pronto-atendimento (UPAs) funcionarão normalmente.

Em latim, Corpus Christi significa Corpo de Cristo. A data celebra a instituição da Eucaristia — o corpo e o sangue de Cristo —, conhecida como Santíssimo Sacramento. A solenidade ocorre 60 dias depois da Páscoa. A tradição surgiu no século 13, na Bélgica, por iniciativa de uma religiosa que afirmava receber visões com pedido do próprio Jesus por uma festa anual em honra a esse sacramento. No DF, acontece desde 1961.

Nos arredores da Catedral Metropolitana de Brasília, 600 jovens de movimentos da Arquidiocese de Brasília confeccionarão os tapetes a partir das 6h. Por ali, à noite, passará a procissão do Santíssimo Sacramento. Serragem, areia e palha de arroz coloridos com tinta dão forma à peça de 120 metros de comprimento, dividida em imagens de 20 metros quadrados cada uma, com a temática da Eucaristia.

A procissão do Santíssimo Sacramento vai passar pelo trajeto decorado, em torno do primeiro quadrilátero da Esplanada. O ato ocorre após a missa de Corpus Christi, marcada para 17h, celebrada pelo cardeal arcebispo de Brasília, dom Sergio da Rocha.

Trânsito

O Departamento de Trânsito (Detran-DF) fará intervenções. Desde a manhã até a hora da procissão, três faixas da Via S1 e N1 ficarão interditadas para a circulação de veículos. Na hora do cortejo, todas as faixas das vias S1 e N1 ficarão fechadas. A alternativa será utilizar as vias anexas aos ministérios. O encerramento das atividades está previsto para as 20h30.

Intervenções no trânsito para a celebração de Corpus Christi na Esplanada dos Ministérios. Foto: Divulgação / Detran

Além da festa, o evento vai contar com a Corrida de Corpus Christi, com a competição de Patins Inline, com percursos de 10km e 21km, além das três opções de corrida: 2,5km, 5km e 10km – até o Palácio do Jaburu. A expectativa é que pelo menos mil pessoas participem. O percurso se concentrará nas quatro faixas da esquerda das vias N1 e S1. O tráfego será desviado para a Via S2, pelo estacionamento do Superior Tribunal Federal (STF).

Também ficarão interditadas as passagens inferiores, nos dois sentidos, pelo viaduto do Presidente e o trecho entre a via L4 Sul até a rotatória próxima ao Palácio da Alvorada. O Detran cuidará do controle de veículos para melhorar a fluidez e garantir a segurança e coibir irregularidades no trânsito.

Intervenções no trânsito para a corrida de Corpus Christi, da Catedral Metropolitana até o Palácio do Jaburu. Foto: Divulgação / Detran

O que abre e o que fecha

SERVIÇOS PÚBLICOS

Banco Regional de Brasília (BRB)

As agências estarão fechadas no feriado.

Doação de sangue

A Fundação Hemocentro de Brasília não funcionará no feriado. Na sexta-feira (22) e no sábado (23), o atendimento será das 7h às 18h. A instituição fica no Setor Médico-Hospitalar Norte, Quadra 3, Conjunto A, Bloco 3 (Asa Norte). Para mais informações, disque 160 e tecle a opção 2.

Postos do Na Hora

Os postos do Na Hora estarão fechados durante o feriado.

Saúde

  • Emergências de hospitais regionais e unidades de pronto-atendimento (UPAs) vão funcionar 24 horas por dia.
  • O mesmo expediente será adotado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que também funcionará ininterruptamente, podendo ser acionado pelo telefone 192. 
  • Ambulatórios e unidades básicas de saúde (UBS) ficarão fechados no feriado.
  • Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal: No Iges-DF, não haverá expediente administrativo nesta quinta-feira (20). Mas o funcionamento será normal para os colaboradores das áreas de assistência à saúde nas unidades que incluem os hospitais de Base e de Santa Maria.
  • Centros de Atenção Psicossocial (CAPs): também estarão fechados nesses dois dias. As exceções são os CAPs do tipo III, voltados ao atendimento de retaguarda e articulação em rede, que estarão trabalhando 24 horas por dia.

Secretaria de Fazenda

As agências da Secretaria de Fazenda e o atendimento telefônico pela central 156, opção 3, não funcionarão no feriado. Dúvidas e solicitações podem ser feitas virtualmente, mas as respostas serão dadas posteriormente. Emissões de segunda via para pagamento de impostos poderão ser feitas pelo portal da Secretaria de Fazenda, Planejamento, Orçamento e Gestão

Segurança

As delegacias da Polícia Civil ficarão em regime de plantão. A delegacia eletrônica e o telefone 197 permanecerão disponíveis. 

TRANSPORTE

Metrô-DF

A Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) terá horário ampliado. Os trens circularão das 5h30 às 23h30 — nos feriados, normalmente rodam das 7h às 19h.

DFTrans

A frota de ônibus do Distrito Federal circulará conforme escala de horários de sábado.

PONTOS TURÍSTICOS

Catetinho (Km 0, BR-040, Gama)

Fechará no feriado. Na sexta (21), no sábado (22) e no domingo (23), o funcionamento é normal, das 9h às 17h. Contato: (61) 3338-8803

Jardim Botânico (Área Especial, Setor de Mansões Dom Bosco, entrada pela QI 23 do Lago Sul)

Abrirá normalmente no feriado, das 9h às 17h. A entrada custa R$ 5 por pessoa. Crianças de até 12 anos, idosos (acima de 60 anos) e pessoas com deficiência não pagam ingresso. De terça a domingo, das 7h às 8h50, é permitida a entrada sem cobrança de ingresso somente a pedestres e ciclistas.

Jardim Zoológico (Avenida das Nações, L4 Sul)

Abrirá normalmente no feriado, das 8h30 às 17h. A entrada custa R$ 10. Crianças de 6 a 12 anos, estudantes, idosos (acima de 60 anos), professores e beneficiários de programas sociais do governo pagam meia. Para crianças com até 5 anos e pessoas com deficiência, o ingresso é gratuito.

Memorial dos Povos Indígenas  (Eixo Monumental, em frente ao Memorial JK)

Abrirá normalmente no feriado, das 10h às 17h. Contato: (61) 3344-1154 e 3342-1156

Museu Nacional (Setor Cultural Sul, perto da Rodoviária do Plano Piloto)

Abrirá normalmente no feriado, das 9h às 18h30. Contato: (61) 3325-5220 e 3325-6410

Museu Vivo da Memória Candanga (Epia Sul, Lote D, Núcleo Bandeirante)

Abrirá normalmente no feriado, das 9h às 17h. Contato: (61) 3301-3590

BIBLIOTECAS

Biblioteca Pública de Brasília (EQS 312/313)

Fechará no feriado. Na sexta (21), funcionará normalmente, das 7h30 às 18h, e no sábado (22), das 7h30 às 13h30. Aos domingos, a biblioteca não abre.

Biblioteca Nacional de Brasília (Esplanada dos Ministérios, próximo à Rodoviária do Plano Piloto)

Fechará no feriado, mas funcionará normalmente na sexta (21), no sábado (22) e no domingo (23), das 8h às 14h. Contato: (61) 3325-6237

ESPAÇOS CULTURAIS

Casa do Cantador (QNM 32, Área Especial, Ceilândia Sul)

Fechará no feriado. Contato: (61) 3378-5067

Centro Cultural Três Poderes (Praça dos Três Poderes, Esplanada dos Ministérios)

Abrirá normalmente de quinta (20) a domingo (23), das 9h às 18h. Contato: (61) 3325-6244, 3323-3728 e 3326-7709

Cine Brasília (106/107 Sul)

Funcionará normalmente. Contato: (61) 3244-1660