19/06/2019 às 17:04

Começa a elaboração de estudos para implantação da Zona Verde

As empresas tem até o dia 16 de setembro para concluir o projeto

Por *Agência Brasília

A Secretaria de Transporte e Mobilidade do Distrito Federal (SEMOB) publicou, nesta terça-feira (18), o Termo de Autorização das nove empresas que irão elaborar estudos para implantação do estacionamento rotativo pago no DF. A Zona Verde tem a proposta de estimular o uso do transporte público, bem como utilizar, de forma mais eficiente, espaços e serviços públicos.

As nove empresas autorizadas terão o prazo de até 90 dias corridos, contados a partir da publicação de hoje no Diário Oficial do DF, para apresentação dos projetos. Depois disso, será selecionado o estudo que conterá o modelo de parceria e o projeto será apreciado pela população, e outras entidades interessadas em audiência pública.

Confira os nomes das autorizadas:

I-             SERBET – SISTEMA DE ESTACIONAMENTO VEICULAR DO BRASIL LTDA;

II-            RIZZO PARKING AND MOBILITY S/A;

III-          EXP- EXPLORA PARTICIPAÇÕES EM TECNOLOGIA E SISTEMA DA INFORMAÇÃO S/A;

IV-          QGMB CONSULTORIA LTDA/ TI MOB TECNOLOGIA E SOLUÇÕES EM MOBILIDADE LTDA;

V-           AREATEC- TECNOLOGIA E SERVIÇOS LTDA;

VI-          HORA PARK- SISTEMA DE ESTACIONAMENTO ROTATIVO LTDA;

VII-        BENVENUTO ENGENHARIA S/S LTDA;

VIII-       ARIA SOLUÇÃO EM EMPREENDIMENTO IMOBILIÁRIO LTDA/AS DE OBRA Y SERVIÇOS, COPASA/ MÓDULO BR ARQUITETURA DESIGN E CONSTRUÇÃO LTDA- ME;  e

IX-          BF CAPITAL ASSESSORIA EM OPERAÇÕES FINANCEIRAS LTDA/ GRANPARK INFORMÁTICA E GESTÃO DE ESTACIONAMENTO 145DF LTDA.

Os procedimentos estabelecidos e os atos praticados pelas empresas autorizadas não gerarão custos para o governo. Após a conclusão dos estudos, a comissão técnica instituída pela SEMOB irá fazer as análises.

Projeto Zona Verde

A fim de incentivar o comércio local e desafogar o trânsito, o GDF estuda ampliar o projeto Zona Verde, com estacionamentos rotativos nas áreas centrais de Brasília, para todo o Plano Piloto.

Durante o balanço de 100 dias de governo, o governador Ibaneis Rocha informou que serão feitos bolsões de estacionamento privilegiando locais próximos dos transportes coletivos – estações de metrô, do VLT e de paradas de ônibus com maior fluxo de pessoas – com uma tarifa mais baixa nas regiões administrativas, além de reforçar as linhas de ônibus e a integração nesses locais.

*Com informações da Secretaria de Transporte e Mobilidade