19/06/2019 às 11:40, atualizado em 19/06/2019 às 17:29

Cooperação vai agilizar obras da Torre de TV

Protocolo de intenções de órgãos do GDF permitirá aceleração da entrega do mezanino e da fonte luminosa à população e turistas

Por * Agência Brasília

As obras de reforma da Torre de TV, um dos principais pontos turísticos de Brasília, estão perto de serem concluídas. A parceria foi firmada na quarta-feira (19), na sede do BRB.  Assinaram o documento a secretária de Turismo do DF, Vanessa Mendonça; o secretário de Projetos Especiais, Everardo Gueiros; o presidente do BRB, Paulo Henrique Costa; e o presidente da Nocavap, Candido Teles de Araujo. “A razão de existir um banco local é devolver para a população parte do que ele gera”, pontuou Costa.

“Estamos trabalhando para transformar o Turismo na nossa capital. Mais turistas significam aumento de arrecadação e geração de emprego, e é essencial que nossos pontos turísticos estejam funcionando e em condições de receber esse público”, afirmou a secretária de Turismo.

O presidente da Novacap, por sua vez, disse que devolver a Torre de TV e a Fonte Luminosa para a população é um compromisso do GDF. A reforma está com 70% das obras executadas, com previsão de ser concluída no segundo semestre de 2019, quando o espaço deve ser liberado para visitação.

O ponto turístico está fechado para visitação desde o final do ano passado. Porém, todos os elevadores e escadas estão em condições de funcionamento, mas inoperantes durante a execução das obras.

Reforço na estrutura

A obra contempla a recuperação e reforço das estruturas de concreto e a manutenção e recuperação da estrutura metálica. O investimento é superior a R$ 15 milhões e, até o momento, foram pagos cerca de R$ 8 milhões.

Segundo Everardo Gueiros, a parceria permitirá início de estudos sobre uma nova destinação a ser dada à Torre, com renovação da feirinha de artesanato lá existente, reforma da fonte, e disponibilização do espaço para música.

Projetada pelo arquiteto e urbanista Lucio Costa e inaugurada em 1967, a Torre de TV teve como inspiração a Torre Eiffel de Paris. Seu mirante apresenta uma vista linda para Brasília e consiste em importante ponto turístico do Distrito Federal.

* Com informações das secretarias de Projetos Especiais e de Turismo, do BRB e da Novacap