19/06/2019 às 19:36, atualizado em 22/06/2019 às 10:43

Secretaria de Turismo promove hackathon na Campus Party Brasília 2019

Participantes serão desafiados a construir uma ferramenta para concentrar todos os eventos que acontecerão no DF

Por *Agência Brasília

Inscrições para o desafio começam nesta quinta-feira (19) e as equipes poderão ter até 10 participantes. Foto: Vinícius de Melo / Agência Brasília

Criar uma única plataforma online que concentre todos os eventos que acontecem no Distrito Federal. Esse será o hackathon proposto pela Secretaria de Turismo do Distrito Federal (Setur-DF) aos participantes da Campus Party Brasília, que terá início na próxima quinta-feira (20), no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha. As inscrições para o desafio começam nesta quinta-feira (19) e as equipe poderão ter até 10 participantes.

Além de permitir que os usuários tenham acesso a todos os eventos, sejam eles de entretenimento ou corporativos, o sistema que será criado pelos participantes do hackathon deverá permitir que sejam feitas buscas categorizadas por data, local, porte e tipo de evento.

“O Turismo de Eventos é um importante vetor que temos para impulsionar a economia local e gerar empregos. Essa plataforma irá auxiliar os nossos trabalhos na captação e ativação de congressos e feiras, o que é uma das ações prioritárias que temos na Setur-DF”, comentou a secretária de Turismo do Distrito Federal, Vanessa Mendonça.

“Essa ferramenta inteligente será útil tanto para a Secretaria de Turismo, que tem como uma das suas prioridades a captação e ativação de eventos, quanto para outros órgãos do Governo do Distrito Federal que poderão planejar ações”, ressaltou a secretária de Turismo do Distrito Federal. De acordo com ela, entre os órgãos que poderão ser beneficiados está a Secretaria de Segurança Pública que poderá prever o esquema de segurança antecipadamente, planejar a necessidade de alteração no trânsito ou prever o aumento do fluxo de carros em determinado local.

Os vencedores do hackathon da Setur-DF serão anunciados no sábado 22 de junho. O júri é composto por representantes da Secretaria de Turismo e pela professora do Centro de Excelência em Turismo da Universidade de Brasília Natália Aldrigue. Os integrantes do grupo que apresentar o melhor projetos ganharão os ingressos para a edição 2019 do Inova Summit, que ocorrerá no Centro de Convenções Ulysses Guimarães no segundo semestre desse ano.

Hackathon – É o nome que se dá a um evento que reúne programadores, designers e outros profissionais ligados ao desenvolvimento de software em maratonas de trabalho com o objetivo de criar soluções específicas para um ou vários desafios. A atividade permite que os profissionais e estudantes de cursos de tecnologia se aprofundem mais na área, troquem experiências e melhorem o networking.

*Com informações da Secretaria de Turismo do Distrito Federal