24/06/2019 às 13:56, atualizado em 12/07/2019 às 15:29

GDF assina programa de cooperação técnica com a República Tcheca

Foco é a troca de experiências em projetos voltados à sustentabilidade e à preservação do meio ambiente

Por Renata Moura, da Agência Brasília

O vice-governador do DF, Paco Britto, e o secretário de Meio Ambiente, Sarney Filho, assinaram na manhã desta segunda-feira (24) um memorando de entendimento internacional com a República Tcheca para troca de experiências tecnológicas voltadas à preservação do meio ambiente. A iniciativa é apoiada pelo Programa de Cooperação Urbana Internacional da União Europeia e não tem impacto financeiro para o governo local.

“Nesse primeiro momento, estamos firmando um compromisso de cooperação técnica, que futuramente pode resultar em novas oportunidades de negócios”, avaliou Sarney Filho. Na prática, o documento prevê um intercâmbio entre equipes de estudiosos e gestores do GDF e da região do sul da República Tcheca.

“Até o dia 28 [sexta-feira], uma comitiva da Boêmia do Sul [região da República Tcheca] estará aqui, visitando nossos sistemas agroflorestais, as técnicas de reúso da água, as usinas de energia solar e os cultivos de aguaponia [criação de peixes e hortaliças]”, explicou a coordenadora das cooperações internacionais da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), Nazaré Soares.

Para a embaixadora da República Tcheca, Sandra Land Linkensederová, a troca de experiências é algo que deve sobrepor fronteiras. “São tecnologias para preservar e salvar o meio ambiente; é preservação para o mundo”, avaliou.

A cerimônia, realizada no Salão Nobre do Palácio do Buriti, também reuniu os secretários de Relações Internacionais, Pedro Rodrigues e de Agricultura, Dilson Rezende; e os representantes da União Europeia, Claudia Gintersdorfer, e da região da Boêmia, Thomas Cilek.