26/06/2019 às 14:03, atualizado em 26/06/2019 às 14:25

Paco Britto participa da sessão comemorativa aos 163 anos do CBMDF

Plenário da Câmara Legislativa recebe representantes da corporação e convidados

Por Lucíola Barbosa, da Agência Brasília

 

Foto: Vinícius de Melo/Agência Brasília

“A corporação é um orgulho para todos brasilienses e todo Brasil”. Com essas palavras, o vice-governador Paco Britto homenageou os cinco mil e quinhentos homens e mulheres do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), durante discurso na Sessão Solene em comemoração aos 163 anos da corporação, promovida pelo deputado distrital Roosevelt Vilela. O deputado, que é bombeiro militar, presidiu a sessão na Câmara Legislativa, para um plenário lotado de representantes da corporação militar, seus familiares e convidados.

Paco Britto citou a entrega das 48 viaturas – sendo 24 ambulâncias e 24 picapes utilizadas para combater incêndio florestal, que já estão atuando no Distrito Federal. “É uma obrigação”, frisou, referindo-se à entrega das viaturas pelo Governo do Distrito Federal. O vice-governador também tranquilizou os concursados presentes à solenidade. “Quero ter a oportunidade de dar posse a vocês. Mas peço um pouco de paciência. Vocês serão chamados”, garantiu.

Durante a solenidade, os convidados puderam assistir à apresentação do vídeo institucional do Corpo de Bombeiros, cujo mote baseou-se em palavras como inspiração, superação e amor ao próximo. Assim o deputado Roosevelt se inspirou para falar de sua experiência nas Forças Armadas e também sobre os projetos que, segundo ele, irão beneficiar a corporação e que estão tramitando na Casa, como o que assegura a gratuidade no transporte público coletivo do DF a bombeiros e policiais militares, com apresentação de identidade.

“O objetivo do projeto é incentivar os militares a utilizarem esse tipo de transporte, sem a obrigação de utilizarem a farda. Mas acredito que irão transmitir segurança aos passageiros, coibindo o crime”, explicou, lembrando ainda que “os bombeiros não se furtarão a se apresentar e ajudar a pessoa que estiver passando mal”. Outro citado por ele foi o projeto que trata da reformulação das carreiras.

Também compuseram a mesa o presidente da Casa, deputado Rafael Prudente; os deputados Jorge Viana; Martins Machado; Iolando Almeida; Hermeto e Telma Rufino. Além dos oficiais militares, como o comandante do Corpo de Bombeiros do DF, Carlos Emilson Ferreira dos Santos; o comandante do 7° Distrito Naval, Vice-Almirante Wladmilson Borges de Aguiar; o chefe-adjunto da Casa Militar, tenente-coronel Alexandre Ataíde. Prestigiaram o evento praças, soldados e representantes de associações dos homenageados, entre outros.

Respeitada

Durante os discursos, os deputados não se furtaram em defender a corporação como a instituição mais respeitada, segundo pesquisas que apontam a confiabilidade dos brasileiros em relação ao Corpo de Bombeiros, onde predomina um grande nível de aceitação popular.

Entre as missões dos bombeiros, destacaram a proteção à vida, ao patrimônio e ao meio ambiente, além de realizar ações de prevenção e investigação de incêndio, atendendo às ocorrências emergenciais dignas de padrões internacionais consagrados. Também falaram sobre os projetos sociais, como o programa Bombeiros Mirins, há 40 anos na Capital Federal, onde abrigam 2.800 crianças de sete a 14 anos, espalhadas por 12 cidades do DF. Ou ainda, os treinamentos realizados pelos militares com cães guias para cegos e para busca e resgate. Inclusive, foi apresentado um exemplar de cão guia durante a sessão.

Ao entrar na Câmara Legislativa, os convidados puderam apreciar uma exposição com materiais operacionais do Corpo de Bombeiros do DF.