27/06/2019 às 14:17, atualizado em 12/07/2019 às 15:31

Moradores da região Norte da capital serão beneficiados com pavimentação da DF-456

Obras trarão qualidade de vida à população de Sobradinho dos Melos, Itapoã, Paranoá, Planaltina e entorno, aí incluídas as comunidades rurais

Por Ian Ferraz, da Agência Brasília

Reivindicação antiga de moradores da região Norte da capital, a DF-456 será finalmente pavimentada. O trecho que interliga a DF-001 a DF-250 terá o cenário alterado com a obra anunciada nesta quinta-feira (27) pelo governador em exercício, Paco Britto. Ao todo, serão 5,5 km de asfalto que vão beneficiar a população do Paranoá, de Sobradinho dos Melos, do Itapoã e de comunidades rurais de Planaltina e do entorno. O trecho também liga os lagos Norte e Sul, além de cortar as imediações da Torre Digital, onde a expansão urbana abre espaço para o surgimento de novas áreas residenciais e comerciais.

A obra está orçada em R$ 15 milhões e deve levar 12 meses para ser concluída. O valor será custeado por uma construtora como forma de compensação habitacional. “Vamos cuidar [desse local] porque esses equipamentos não são nossos, são de toda a comunidade do DF”, destacou Paco Britto.

Com a pavimentação da DF-456, moradores de Planaltina e do entorno vão ter o caminho encurtado entre a DF-001 e a DF-250. “Eles não vão precisar passar por dentro do balão [de entroncamento do Paranoá com Itapoã], que hoje está saturado”, explicou o diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem do DF (DER/DF), responsável pela obra, Fauzi Nacfur Junior. “É uma obra que gera melhoria na infraestrutura.”

O secretário de governo, José Humberto Pires, lembrou o empenho da atual gestão para asfaltar a região. “Cada dia que passa, a gente fica mais entusiasmado, porque vê os problemas sendo resolvidos. É só o começo”, ressaltou.