27/06/2019 às 18:14, atualizado em 28/06/2019 às 13:28

Vice-governador participa da abertura do “Arraial do Trabalho”

O evento promovido pela Secretaria de Trabalho oferece serviços para a população, como emissão de carteira de trabalho e orientações jurídicas

Por Ana Luiza Vinhote e Lucíola Barbosa, da Agência Brasília

Foto: Vinícius de Melo

O vice-governador do Distrito Federal, Paco Britto, participou na tarde desta quinta-feira (27) da abertura do “Arraial do Trabalho”, promovido pela Secretaria de Trabalho, em parceria com outras instituições governamentais e com o setor produtivo. O evento oferece serviços importantes para a população, como emissão de carteira de trabalho, orientações para seguro desemprego e também profissionais, credenciamento de microempreendedores individuais e autônomos, atendimento jurídico, entre outros.

Paco Britto assinalou a iniciativa como uma oportunidade de geração de emprego para o DF. “A iniciativa é muito legal e tem a incumbência de gerar empregos; sair dessa informalidade. Fazer a cidade crescer novamente e dar essa dignidade (aos trabalhadores). Não desanimem! ”, pediu, acrescentando que foi ao evento agradecer em nome do governador Ibaneis, que, segundo ele, tem apreço pelo Setor Comercial Sul (SCS), onde ele instalou seu primeiro escritório de advocacia.

Já o secretário do Trabalho, João Pedro Ferraz, falou em “repaginação” do SCS e de criar, no local, a Rua 24 Horas, com entretenimentos diversos, como restaurantes, bares e outros. Ele sinalizou ainda que pretende adicionar o “Arraial” ao calendário de eventos do DF. “A mensagem do “Arraial” é que ele está aqui para acolhê-los [os trabalhadores], por meio das agências, que estão à disposição de vocês. Não desistam! ”, reforçou. “Aqui não foi colocado nenhum centavo de dinheiro público. A colaboração é de todos parceiros”, avisou.

O “Arraial do Trabalho” continua até esta sexta (28), das 8h às 17h, no Setor Comercial Sul, entre as quadras 6/5. O evento também terá exposições de artesanato, produtos da agricultura familiar e feira de orgânicos, além de apresentações musicais de artistas locais, quadrinhas e teatro de cordel.

Cartas de crédito

Na oportunidade, Paco Britto entregou, simbolicamente, 47 cartas de crédito, que visam atender às necessidades financeiras do pequeno e microempreendedor. Uma das beneficiárias do documento, Kethelin Mota, 26 anos, tentou obter a carta de crédito no ano passado, mas só conseguiu este ano. Ela pretende reformar e ampliar um estúdio de personal, além de contratar mais funcionários. “É um crescimento para nós e uma forma de gerar emprego. Dessa forma ajudamos nós mesmos e outras pessoas”, disse a moradora de Planaltina.

A costureira Bautazala Boaventura, 53 anos, também foi uma das contempladas. A moradora de São Sebastião estava esperando a carta de crédito há 45 dias. “Preciso comprar materiais para aumentar meu negócio. Estou muito feliz e confiante, pois será um investimento para a minha profissão”.

Termo de cooperação

No local do evento, foi formalizado também um Ato de Assinatura do Termo de Cooperação Técnica da Fundação Câmara de Dirigentes Lojistas do Distrito Federal CDL/DF com o setor produtivo de Brasília, por meio da Associação de produtores e da Secretaria do Trabalho.

Segundo a presidente da Fundação CDL, advogada Andrea Vasquez, a Fundação atende crianças e adolescentes em sistema de abrigamento. “É gratificante poder dar esse primeiro emprego ao adolescente que não foi adotado”, explicou Andrea, lembrando que esses jovens se encontram em situação de vulnerabilidade social.

Participaram da solenidade representantes de associações comerciais; da OAB; do Sebrae; Senai; Sesi; administradores e contou com o apoio das ações da Polícia e Bombeiro Militar do DF.