29/06/2019 às 08:35, atualizado em 30/06/2019 às 15:24

Brasilienses ganham mais um voo internacional direto, agora para Cancún, no México

O governador em exercício, Paco Britto, compareceu à cerimônia de lançamento, no Aeroporto Internacional de Brasília Juscelino Kubitschek

Por Lucíola Barbosa

Brasilienses ganharam mais uma opção de voo com destino para além das fronteiras do país. Em cerimônia realizada no Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, nesta sexta-feira (28), a Gol inaugurou oficialmente as operações de seu 14° destino internacional: Cancún, no México. Presente ao evento, o governador em exercício, Paco Britto, desejou sucesso à companhia aérea e aos  passageiros, que chamou de “a principal atração” da nova rota disponível. 

“É muito importante esse voo, pois está integrando Brasília a esse magnífico aeroporto [de Cancún] e ao mundo”, destacou. O objetivo do governo Ibaneis, lembrou Paco, é transformar o aeroporto – que leva o nome do fundador da cidade, Juscelino Kubitschek, e atualmente é um dos mais importantes do país – num grande ponto de ligação do Brasil com outras nações.

Outros voos internacionais estão em fase final de aprovação – até outubro serão três novos destinos. A intenção é transformar Brasília numa das principais portas de entrada do país. Enquanto isso, voos extras para diversas outras cidades brasileiras estão previstos, já contemplando o período de férias escolares de julho. 

“Estou muito feliz por compartilhar com vocês”, declarou o vice-presidente da Gol, Eduardo Bernardes. “Recordo-me do primeiro voo que decolava de Brasília para Congonhas [SP].” Ele também ressaltou que esse quarto destino internacional se tornou possível graças ao trabalho realizado junto aos governos federal e do Distrito Federal, referindo-se ao incentivo fiscal anunciado pelo GDF para as companhias que tivessem em seu quadro voos diretos internacionais saindo de Brasília.

Conexões

Ainda de acordo com o vice-presidente da companhia, a malha aérea para Cancún foi pensada para todas as regiões do país. “Os passageiros de 26 cidades atendidas pela Gol poderão fazer conexões rápidas no aeroporto de Brasília, numa média de 60 minutos, com destino ou retornando de Cancún”, anunciou. O embaixador do México no Brasil, José Ignácio Piña Rojas, saudou a iniciativa como positiva para o intercâmbio turístico entre os dois países e disse confiar que em breve haverá voos diretos entre Brasília e a cidade do México, ligando as capitais dos dois países mais importantes da América Latina.

“Nesse curto espaço de tempo, o GDF já reinventou a nossa cidade”, valorizou a secretária de Turismo, Vanessa Mendonça, citando dados de sites especializados em pesquisas aéreas segundo os quais a busca de turistas pela capital federal aumentou em 225%. De acordo com o prêmio Traveller’s Choice (homenagem de grande porte  concedida pela TripAdvisor, considerada a maior plataforma de viagens do mundo), mais de 97% dos estrangeiros que estiveram em Brasília aprovaram a capital, tornando-a a segunda cidade da América do Sul de melhor colocação na categoria “destinos em alta” .

Também participaram do evento o secretário de Projetos Especiais do DF, Everardo Gueiros; o diretor da Inframérica, Jorge Arruda; o secretário de Relações Internacionais, embaixador Pedro Luiz Rodrigues e  diretores e representantes da Embratur , entre outros convidados. Ao final da cerimônia, Paco Britto, o vice-presidente da Gol e demais autoridades presentes cortaram simbolicamente a faixa de inauguração do voo 7734, com destino à cidade mexicana. A rota, sem escala, é operada quatro vezes por semana – às segundas, quartas e sextas-feiras e aos sábados. Os voos serão realizados pelas aeronaves Boeing 737 Max8.