01/07/2019 às 14:50

Hasteamento de bandeiras reúne cúpula da Segurança do DF

Terceira solenidade do evento no ano contou com a presença do governador em exercício, Paco Britto, e teve o objetivo de fomentar espírito cívico e integração entre os servidores

Por Lucíola Barbosa

Governador em exercício, Paco Britto participa de cerimônia de hasteamento da bandeira. . Foto: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília

A integração dos servidores e das forças que compõem os poderes do Distrito Federal foram o principal mote dos discursos das autoridades na solenidade mensal de Hasteamento das Bandeiras, na sede da Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP), na manhã desta segunda-feira (1°). Representando o governador Ibaneis Rocha, o governador em exercício Paco Britto foi convidado pelo secretário de Segurança Pública, delegado Anderson Gustavo Torres, a hastear a Bandeira Nacional, ao som do Hino Nacional Brasileiro, executado pela Banda de Música do Corpo de Bombeiros Militar do DF. A quarta cerimônia de hasteamento ocorrerá no dia 5 de agosto, sob a responsabilidade da Subsecretaria de Inteligência.

Com o intuito de fomentar o espírito cívico e a integração entre os servidores e dos órgãos vinculados à SSP, além de incentivar atos de patriotismo e promover os símbolos do país, a solenidade foi instituída na Secretaria por meio da Portaria n° 37, de 25 de março deste ano, e é realizada sempre no primeiro dia útil de cada mês, com as presenças do efetivo, de autoridades e demais convidados. Paco Britto ressaltou a importância da integração das subsecretarias na realização desse evento mensal e citou o retorno do civismo às escolas do DF. “O patriotismo e o civismo são o que o Brasil precisa”, frisou.

Iniciativa
O governador em exercício viu como positiva a iniciativa do estudo das microrregiões e reforçou a preocupação do governo em relação à transferência dos presos para a Penitenciária Federal de Brasília. “O Governo Federal está colocando em risco não só todos os poderes da República, mas, também, as mais de 180 representações internacionais (embaixadas e consulados), ao concentrar esses bandidos de alta periculosidade na capital do país. Gostaria que o Governo Federal visse isso como o mesmo empenho que nossa Secretaria está tendo”, pediu, novamente.

Após discorrer sobre o objetivo e a importância da solenidade, citando, por exemplo, os servidores das polícias Civil e Militar, e os bombeiros militares, agentes do Detran e dos presídios, e demais integrantes das forças que fazem a segurança do DF, o anfitrião do evento os parabenizou como protagonistas em “tornar o DF cada vez mais seguro”. O secretário pediu empenho À Secretaria para vencer os desafios e pontuou números positivos em relação à segurança, como a redução em 14% dos casos de latrocínio no DF. “(A ideia de) Estudar as microrregiões de Brasília chegou nesse momento para entender localmente o crime e poder agir de forma mais segura”, anunciou.

Outras seis bandeiras também foram hasteadas. Foram convidados para hastear as bandeiras do Distrito Federal, a juíza da Vara de Execuções Penais de Brasília, Leila Cury; da Secretaria de Estado de Segurança Pública do DF, o secretário de Segurança Pública, delegado Anderson Torres; da Polícia Militar, a comandante-geral da PM, coronel Sheyla Sampaio; do Corpo de Bombeiros, o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Emilson dos Santos; da Polícia Civil, o diretor-geral, Robson Cândido da Silva; do Detran, o diretor-adjunto do Departamento de Trânsito, Valmir Lemos.

Programação
Durante a programação, os participantes ouviram a Mensagem Motivacional, proferida pelo subsecretário de Defesa Civil, responsável pela organização do evento deste mês, o coronel bombeiro militar Sérgio José Bezerra. Ele falou em desafios e o respeito ao momento simbólico, citando Platão, Aristóteles e outros filósofos.

Em seguida, Paco Britto e o secretário Anderson Torres entregaram certificados de reconhecimento, pelos serviços prestados na Subsecretaria do Sistema de Defesa Civil (Sudec), aos servidores mais antigos na Defesa Civil do DF. Também foram homenageados os aniversariantes do mês e os servidores aposentados. Ao final, foi executado o Hino à Brasília.

Também presenciaram o evento o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Gilvan Máximo; a secretária da Mulher, Ericka Filippelli; o presidente da Companhia Energética de Brasília (CEB), Edison Garcia; o chefe da Casa Militar do DF, coronel Marcus Paulo Koboldt; e o presidente da Internacional Police Association Brasil, Joel Zarpellon Mazo; além de oficiais militares, diretores e servidores do setor, entre outros convidados.