03/07/2019 às 12:00, atualizado em 03/07/2019 às 12:41

Com um ano de existência, SebraeLab tem programação voltada às startups

Governador em exercício, Paco Britto falou sobre os desafios do futuro no mundo virtual

Por Lucíola Barbosa

Governador em exercício Paco Britto participa de comemoração no Sebrae . Foto: Vinicius de Melo/Agência Brasília

Com o propósito de estimular a criatividade, a inovação, a geração de novos conhecimentos e uma nova forma de gerenciar, o SebraeLab comemorou um ano de existência nessa terça-feira (2), em evento na sede do Parque Tecnológico de Brasília (Biotic). O governador em exercício, Paco Britto e demais autoridades elogiaram a iniciativa do espaço destinado ao compartilhamento, colaboração e cocriação de iniciativas inovadoras para Brasília. Neste ano de 2019, já visitaram o local mais de 10 mil participantes cadastrados e foram realizados quase 400 eventos sobre o assunto.

Paco Britto falou sobre os desafios do futuro, no evento que teve, em sua programação, debates sobre Cidades Inteligentes – com os temas Internet das Coisas; Big Data; Cloud Computing; Segurança Cibernética – e apresentação dos finalistas de startups, entre outros tópicos.

“Como serão os empregos nos anos que virão? A inteligência artificial, a tecnologia 5G, a nanotecnologia, o mundo virtual, tudo isso nos envolve desde já, mas estamos apenas arranhando as portas do futuro”, observou, acrescentando que devido a isso, iniciativas como o SebraeLab “devem ser valorizadas e incentivadas”. Ele anunciou que conversou com o presidente do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), Caio Mario Paes de Andrade, para trazer a maior empresa pública de tecnologia da informação do mundo “para dentro do Biotic”.

O diretor-presidente do Biotic, Gustavo Dias, debateu com a Sociedade de Transportes Coletivos de Brasília (TCB), a possibilidade de uma linha destinada ao local “para melhorar a questão da mobilidade”, já que, segundo disse, o acesso é difícil naquele ponto. Já o superintendente regional do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Valdir Oliveira, ressaltou que a entidade está avançando em temas que são importantes para a economia do Distrito Federal. “Esse esforço só foi possível com as ações do Governo, que tem nos apoiado”, afirmou, acrescentando também que “a alma do funcionário” é o diferencial do Sebrae-DF.

O deputado distrital Rodrigo Delmasso citou dois projetos de lei da Câmara Legislativa que visam transformar o DF em um grande laboratório de inovação: um deles trata da criação do Plano Distrital de Internet das Coisas e o outro fala sobre o Plano Diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação no DF, em parceria com a secretaria de mesmo nome. Ele citou que, em setembro, a Câmara vai inaugurar o painel eletrônico de registro das presenças dos deputados. “Até o fim de 2021, seremos a primeira Casa do país totalmente eletrônica”, garantiu, referindo-se, também, ao Termo de Cooperação Técnica enviada, segundo ele, nessa terça-feira para a Biotic.

Finalista
Uma das cinco startups finalistas do SebraeLab, a empresa Mi Petit, de propriedade da engenheira civil Valéria Freitas, produz comidas congeladas para bebês e crianças. Segundo a empresária, o diferencial está no preparo. “Não é papinha; é uma comidinha separada, como recomenda a Sociedade Brasileira de Pediatria e o Ministério da Saúde”, explicou. Para ela, que está apresentando o produto em um ambiente formal, é pura “emoção”. Confiante, Valéria acredita que, a partir de agora, a empresa terá um crescimento exponencial, pois terá visibilidade e crescimento sustentável.

Participaram do evento comemorativo os secretários de Relações Internacionais, embaixador Pedro Luiz Rodrigues; de Justiça e Cidadania, Gustavo Rocha; de Projetos Especiais, Everardo Gueiros; de Turismo, Vanessa Mendonça; a diretora do Sebrae-DF, Rose Rainha; o diretor-geral do DFTrans, coronel Josias Seabra; o diretor-presidente da Fundação de Apoio a Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF), Alexandre André dos Santos; o diretor-presidente da Sociedade de Transportes Coletivos de Brasília (TCB), Chancerley Santana; além de empresários e empreendedores do setor e demais convidados.