04/07/2019 às 17:47, atualizado em 04/07/2019 às 17:49

Taxa de inscrição do processo de escolha dos conselheiros tutelares deve ser paga até sexta

A prova será aplicada em 14 de julho pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe).

Por *Agência Brasília

Os inscritos no processo de escolha dos conselheiros tutelares têm até está sexta-feira (5) para fazerem o pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 51,40. As inscrições efetuadas somente serão efetivadas após a comprovação do pagamento.
A prova será aplicada em 14 de julho pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe). Os candidatos deverão acertar pelo menos 60% do exame de conhecimentos específicos. No entanto, ele não é obrigatório para os conselheiros tutelares já aprovados anteriormente em exame de conhecimento que exerceram no mínimo 50% do mandato.
Os aprovados no exame e na etapa de comprovação dos demais requisitos exigidos no processo de escolha poderão se registrar como candidatos. A população definirá os próximos conselheiros tutelares, por meio do voto direto e secreto no dia 6 de outubro de 2019.  Cada eleitor poderá votar em um candidato da região administrativa correspondente à seção onde o título de eleitor esteja registrado. O processo de escolha é organizado pelo Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente.
No total, serão preenchidas 200 vagas para membros titulares e até 400 de suplentes. O DF tem 40 conselhos tutelares, que são vinculados administrativamente à Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF).
Com informações da Secretaria de Justiça*