09/07/2019 às 15:43

Férias e segurança: Detran começa campanha para reduzir acidentes

Iniciativa vai fornecer dicas para condutores e pedestres. Várias blitze educativas serão realizadas em locais de grande aglomeração de pessoas

Por *Agência Brasília

A Diretoria de Educação de Trânsito do Detran-DF lança, a partir desta quarta-feira (10), uma campanha com dicas de segurança a condutores e pedestres para reduzir as ocorrências de acidente.

Serão realizadas blitze educativas em locais de grande aglomeração de pessoas e ações nas colônias de férias do Distrito Federal, com entrega de material informativo sobre trânsito seguro.

O órgão lembra que, em tempo de férias escolares, a garotada aproveita para utilizar o tempo livre com brincadeiras nas ruas e passeios a shoppings, parques e outros locais de diversão – aumentando significativamente o número de pedestres que circulam pelas vias urbanas.

Nesse período, observa-se também uma redução considerável no número de veículos nas cidades, deixando-as com trânsito mais livre e, por consequência, incentivando o aumento da velocidade.

Fluxo nas vias
De acordo com a Gerência de Controle Operacional de Trânsito, da semana passada para esta já houve uma redução de 10% no fluxo de veículos nas principais vias da capital, e a expectativa é de que esta redução seja ainda maior a partir da próxima segunda-feira (8), quando se iniciam as férias nas escolas públicas.

“Com mais tempo livre em casa, é muito comum as crianças usarem as ruas para jogar bola, soltar pipa, andar de bicicleta e reunir a turma de amigos para se divertir, mas elas não podem se esquecer que, nas férias, só não vale brincar com a segurança”, destaca o diretor de Educação de Trânsito, Marcelo Granja.

Ele explica que as colônias de férias que quiserem agendar a visita do Detran devem entrar em contato com o Núcleo de Campanhas Educativas de Trânsito, pelo telefone 3905-4067.


Aos pedestres
* Brincadeira é legal bem longe das pistas;
* Ao atravessar uma pista, procure a faixa de pedestres e sinalize sua intenção;
* Se não tiver faixa de pedestres, olhe sempre para os dois lados ao atravessar;
* Ao transitar, faça sempre pela calçada e bem afastado do meio fio;
* Nunca atravesse por entre os veículos;
* Evite usar o celular e fones de ouvidos na via pública;
* Crianças devem atravessar acompanhadas por um adulto;
* Só atravesse o semáforo quando o sinal estiver fechado para os carros; e
* Use o cinto de segurança e a cadeirinha de criança quando necessário.


Aos condutores
* Faça uma revisão completa do veículo, observando a conservação de pneus, estepe, freios, faróis, limpador de para-brisa e outros equipamentos obrigatórios;
* Antes de viajar, durma bem, faça refeições leves e nunca misture bebida e direção;
* Dirija com atenção, obedecendo à sinalização da via;
* Respeite a capacidade do veículo para que todos possam usar o cinto de segurança;
* Transporte as crianças em equipamentos de retenção (cadeirinha ou assento elevado); e
* Tenha em mãos os documentos de porte obrigatório.