10/07/2019 às 19:07, atualizado em 12/07/2019 às 13:10

Anexo do Buriti ganha Projeto Picolé Para Todos

O Projeto está em 220 pontos em todo país, sendo 182 somente no Distrito Federal

Por Emanuelle Coelho, da Agência Brasília

Foto: Renato Araújo / Agência Brasília

Foi inaugurado nesta quarta-feira (10/7) o Projeto Picolé Para Todos no anexo do Palácio do Buriti. Idealizada pelo professor de inglês Marcelo Lima, a proposta é “testar a honestidade” das pessoas. Funciona da seguinte maneira: um freezer com vários picolés é deixado em alguma instituição, comércio ou loja parceira, a pessoa escolhe o sabor e deposita o valor de R$ 2.50 em uma caixinha. Até aqui, a compra não tem nada de diferente, não é? O detalhe é que não há vendedor e nem fiscalização. A consciência do comprador é que manda.

Do valor cobrado, 0,40 é destinado à Associação Beneficente Mãos Solidárias, localizada no Sol Nascente, que atende 210 crianças entre 4 a 17 anos . “Trabalhamos com crianças que não tinham sonhos. A associação chegou para transformar a vida delas, mostrar para elas que podem ser alguém na vida. Nossa intenção é trazer os sonhos para elas”, afirmou a coordenadora Juliana Souza.

O restante do valor ( R$ 2,10) é para repor o produto. “O que queremos é que a honestidade seja parte de nosso cotidiano. Nossa intenção é que as pessoas vivam um espírito de honestidade. A ideia não é testar as pessoas, mas sim fazer com que elas sejam replicadores de ideias positivas”, diz o professor. Pelos cálculos de Marcelo Lima, 91% das pessoas que compraram os picolés, desde 2016 quando o projeto começou, pagaram corretamente.

O Projeto Picolé Para Todos está em 220 pontos em todo país, sendo 182 somente no Distrito Federal. Mais de 200 mil pessoas já experimentaram o produto. O servidor público Marcelo Pontes, da Secretaria Executiva de Governança e Compliance da Casa Civil aprovou a iniciativa. “Além de estimular a honestidade, estamos ajudando uma instituição que precisa”, comenta. A secretaria foi a responsável por trazer o projeto para o Palácio do Buriti. Os picolés são fabricados no Guará.