10/07/2019 às 13:28, atualizado em 10/07/2019 às 17:37

Está aberta a temporada da Colônia de Feras do Zoológico de Brasília

Nesse mês de julho, 45 crianças com idades entre cinco e nove anos participam das atividades que vão até sexta

Por *Agência Brasília

Foto: Marcella Lasneaux/Zoológico de Brasília

Enfim elas chegaram! Sonhada pelas crianças e, às vezes, temida pelos pais, aqui estão as tão esperadas férias escolares. Nesse mês de julho, 45 crianças com idades entre cinco e nove anos participam da Colônia de Feras do Zoológico de Brasília, que ocorre até sexta-feira (12).

Com o objetivo de tirar os pequenos da intensa rotina tecnológica, com internet e eletrônicos, o projeto tem a proposta de promover a conscientização ambiental e social nas crianças. Durante toda a semana, elas serão acompanhadas por funcionários e especialistas do Zoo para aprender mais sobre o funcionamento e os animais do plantel.

As crianças foram divididas em três equipes: lobo-guará, ariranha e jaguatirica. Logo no primeiro dia de aventuras, elas passaram por experiências únicas e que não ocorrem durante uma visita normal ao zoológico. Um exemplo? Os pequenos puderam alimentar o casal de antas do parque: a Melancia e o Ozzy.

Mas esse foi só um dos momentos especiais que nossas ferinhas tiveram. Logo no início, após conhecer as equipes e colocar as camisetas personalizadas preparadas pelos nossos funcionários da Diretoria de Educação Ambiental (Deam), as crianças foram conhecer a Loki, a filhote de puma de apenas nove meses de idade. E o melhor: as quatro ferinhas que acertaram um dos nomes da espécie (puma, suçuarana ou onça-parda) puderam chegar bem pertinho e fazer um carinho.

Depois disso, os grupos fizeram uma visita aos grandes felinos e puderam ver os tigres-brancos, as onças pintadas e pardas. Seguindo com o passeio, as crianças conheceram o Nei, o nosso Urso-de-Óculos e foram até o serpentário, uma das áreas consideradas mais legais pelos pequenos aventureiros.

A criançada também conheceu o Museu de Ciências Naturais e viram de pertinho o crânio de alguns animais e a ossada do primeiro elefante do Zoo, a Nely. E, depois disso tudo, ainda deu tempo de visitar o Borboletário e aprender sobre as particularidades do escorpião-amarelo e da aranha-caranguejeira.

Após um dia cheio de conhecimentos e experiências diferentes e desconectadas do mundo virtual, as crianças já estavam entrosadas e ansiosas para voltar no dia seguinte. Aliás, a aventura está só começando.