15/07/2019 às 18:54

Defesa Civil alerta para baixa umidade no Distrito Federal 

Capital está em estado de atenção e a tendência é que a seca se intensifique. A orientação é clássica: beba muita água 

Por Jéssica Antunes, da Agência Brasília 

Exercícios físicos ao ar livre devem ser evitados entre 10h às 17h | Foto: Joel Rodrigues / Agência Brasília

 

A boca seca e a dificuldade para respirar não enganam: a seca chegou. O Distrito Federal está em estado de atenção devido à baixa umidade. Foram mais de cinco dias consecutivos com os índices abaixo dos 30% e a tendência é piorar. Desde domingo (14) as medições têm ficado abaixo dos 20%. Para um bom brasiliense, a orientação é clássica: beba muita água e proteja-se do sol.

A servidora pública Rose Elias, 48 anos, reparou, no próprio corpo, a queda da umidade relativa do ar. “Hoje está muito baixa. Dá para sentir na mucosa do nariz e na garganta, que fica mais seca”, diz ela, que usa a bicicleta para ir e voltar do trabalho. 

A servidora pública Rose Elias percebe baixa umidade na mucosa do nariz e na garganta mais seca | Foto: Joel Rodrigues / Agência Brasília

A receita está na ponta da língua, ou melhor, na palma da mão. “Tem que se hidratar mesmo. Quando se está pedalando ou praticando exercício físico, o jeito é tomar água.” Fiel escudeira, a garrafa com líquido a acompanha, mas o pacote é completo: roupa de proteção, óculos e capacete.  

O período de estiagem está apenas começando e deve durar, pelo menos, até o fim de agosto. Coordenador de Operações da Defesa Civil, o coronel Sinfrônio Lopes explica que o estado de atenção declarado nesta segunda-feira (15) é um recado para estimular uma boa hidratação à população.

“Nessa época do ano, a tendência é piorar. A Organização Mundial da Saúde (OMS) fala que quando tem abaixo de 30% tem que ter cuidados especiais”, aponta o coronel. A Defesa Civil recomenda evitar a prática de atividades ao ar livre no período das 10h às 17h, aumentar a ingestão de líquidos, não tomar banhos prolongados com água quente e muito sabonete, descartar o uso excessivo de ar-condicionado e usar protetor solar. 

Durante o tempo seco, também é importante o uso de hidratante e umidificadores de ambientes. Crianças e idosos precisam de atenção especial, pois são os mais afetados pelo clima. É nesta época do ano que há maior índice de problemas respiratórios. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as temperaturas máxima e mínima devem diminuir nos próximos dias, mas a unidade se manterá baixa. 

Umidade relativa do ar é, basicamente, o quanto de água na forma de vapor há na atmosfera. Os baixos indicadores podem provocar problemas como complicações alérgicas e respiratórias devido ao ressecamento de mucosas, sangramento pelo nariz, ressecamento da pele, irritação dos olhos.

Foto: SSP / Divulgação

Níveis de medição: 

Entre 21% e 30% por cinco dias consecutivos: estado de atenção

  • Evitar exercícios físicos ao ar livre entre 11h e 15h;
  • Umidificar o ambiente por meio de vaporizadores, toalhas molhadas e recipientes com água;
  • Consumir água à vontade.

Entre 12% e 20% por dois dias seguidos: estado de alerta 

  • Observar as recomendações do estado de atenção;
  • Suprimir exercícios físicos e trabalhos ao ar livre entre 10h e 17h;
  • Evitar aglomerações em ambientes fechados;
  • Usar soro fisiológico nos olhos e nas narinas.

Abaixo de 12% por dois dias seguidos: estado de emergência  

  • Observar as recomendações para os estados de atenção e de alerta;
  • Interromper qualquer atividade ao ar livre entre 10h e 16h;
  • Manter os ambientes internos úmidos.

Ingestão de água é grande aliada para enfrentar a baixa umidade na capital | Foto: Joel Rodrigues / Agência Brasília