17/07/2019 às 16:56, atualizado em 18/07/2019 às 16:09

GDF Presente atua em todos os cantos de Brazlândia

Ações emergenciais têm minimizado problemas dos moradores e produzido sensação de bem-estar social

Por Daniela Brito, da Agência Brasília

Menos burocracia e mais resultados. Assim se fundamenta o GDF Presente, programa de governo que atende de forma rápida as necessidades da população do Distrito Federal. A ação mais recente foi em Brazlândia, que recebeu benfeitorias como recolhimento de entulhos, pintura de meios-fios, demarcação de faixas, tapa-buracos, podas de árvores, reforma de parquinhos e do complexo esportivo, entre outras.

Reforma de parquinhos é uma das diversas intervenções sociais do GDF Presente | Foto: Acácio Pinheiro / Agência Brasilia

O conjunto de atividades tem minimizado os problemas dos moradores. O resultado é visto e reconhecido pela comunidade, onde pequenos cuidados são recebidos e percebidos como grandes benefícios.

“É bom ver que eles estão limpando, chegou em boa hora. Ficamos mais confortáveis em saber que o governo está nos olhando”, afirma a moradora Luciana da Silva, há mais de 15 anos em Brazlândia. “Acho muito importante a limpeza, principalmente nesta época, para evitarmos o aparecimento de escorpiões e a proliferação do mosquitos da dengue”, acrescenta.

Lixo zero
O Detran, em parceria com o Serviço de Limpeza Urbana (SLU), está trabalhando para revitalizar a sinalização em  diversos locais, como a Vila São José. As faixas de pedestre e linhas de meio-fio já estão com a pintura em perfeito estado.

Cuidados como pintura de meio-fio e faixas de pedestre têm gerado bem-estar social e são percebidos como grandes benfeitorias pela população | Foto: Acácio Pinheiro / Agência Brasilia

O Hospital Regional de Brazlândia (HRBZ) também recebeu pintura e pavimentação asfáltica de ligação entre o heliponto e o prédio do centro hospitalar. Além disso, haverá supressão de oito árvores que estão na rampa de acesso da aeronave; colocação de alambrado de proteção; iluminação e balizamento; execução de depósito para nobreak e extintores de incêndio; deslocamento de dois postes de iluminação pública, que também estão na rampa de acesso da aeronave; e alteração da rede de alta tensão aérea para subterrânea. Tudo com o objetivo de proporcionar segurança e conforto aos usuários.

“Essa construção no heliponto é uma vitória que tem que ser reconhecida. Antes os helicópteros de resgate tinham que pousar em meio às árvores”, conta a técnica de enfermagem e presidente do conselho de saúde que atua em no HRBZ, Eliana Nunes.

“O hospital fica em frente a uma via onde ocorrem muito acidentes. Então, para nós, profissionais da saúde, e para os pacientes que são transportados, é importantíssimo que o resgate seja feito em segurança. Só quem utiliza o serviço e quem trabalha com ele tem a real dimensão da importância do heliponto”, comemora a servidora.

Lago Veredinha
O GDF Presente também revitalizou o complexo esportivo localizado na orla do Lago Veredinha. Antes, o estado do local era de deterioração. As árvores estavam grandes, a quadra de futevôlei não tinha areia, não havia drenagem e nem alambrado. Agora, com os reparos feitos, as instalações voltaram a funcionar e a comunidade tem aproveitado as melhorias.

“Há muitos anos, a gente vem brigando por essa arena. Agora o governo veio e nos atendeu”, celebra o professor de futevôlei do projeto Mundo Fut, Bigu Braz. “Nós estamos retribuindo a atenção que tivemos da melhor maneira possível, que é utilizando o espaço todos os dias e mostrando que ele tem, sim, muita utilidade, pois o incentivo ao esporte nunca é demais”, acrescenta.