17/07/2019 às 14:59, atualizado em 17/07/2019 às 15:03

Usina de Asfalto da Novacap quebra recorde de produção

Em junho, foram produzidas mais de 7,5 mil toneladas de massa asfáltica. Foi o mês mais produtivo já registrado pela companhia. Números são batidos devido às inúmeras obras em ação no DF

Por Agência Brasília *

Usina de asfalto da Novacap bate recordes de produção. Foto: Novacap/Divulgação

Um recorde seguido por outro. É o que está ocorrendo na Usina de Asfalto da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), em relação à produção de massa asfáltica para obras no Distrito Federal. Em junho, por exemplo, foram produzidas mais de 7,5 mil toneladas de massa asfáltica. Foi o mês mais produtivo já registrado pela Novacap.

Em um único dia, a Novacap conseguiu produzir 751,34 toneladas de massa asfáltica, batendo outro recorde de produção. Esse recorde foi no dia 13 de julho, sábado passado. O recorde diário anterior era, também, deste ano, no dia 22 de junho, com 716,14 toneladas produzidas, seguido pelo dia 15 de junho, quando foram feitas 678,07 toneladas de asfalto.

Para o diretor de Urbanização da Novacap, Luciano Carvalho, esses recordes estão sendo batidos devido às inúmeras obras que a Companhia realiza. “São obras emergenciais que precisavam ser feitas e a Novacap assumiu o compromisso de realizá-las por obra direta. Por meio de licitação iria demorar”, pontua Luciano. Uma obra que o diretor citou como exemplo foi o recapeamento do Setor Policial Sul, que está sendo feitos aos sábados para não atrapalhar o trânsito na região.

Um dado importante é que em 2019 já foram produzidos mais que o dobro de todo o ano de 2015, ou seja, 32.442,95 toneladas (2019) contra 15.246,07 toneladas (2015). “Isso mostra o comprometimento do governo em obras de mobilidade para a população”, destaca Luciano Carvalho. A previsão deste ano, segundo o diretor, é que a produção de massa asfáltica ultrapasse as 50 mil toneladas.

Manutenção
Para que esses recordes sejam batidos em sequência o chefe da Seção de Produção de Asfalto, Maurílio Tiberi, explica que a usina de asfalto passa por manutenção diariamente. “Todos os dias apertamos um parafuso, engraxamos uma engrenagem… Esses recordes são devido ao trabalho de manutenção e observação. Quando uma peça mostra algum defeito, nós procuramos substituí-las por outra com maior reforço para que não venha dar problemas novamente”, conta Maurílio.

“Essa manutenção preventiva e corretiva que realizamos na usina se reflete nos números. Hoje, a produção média é de 310 toneladas por dia”, comemora o chefe da usina. De acordo com Maurílio, a usina está preparada para funcionar 24 horas por dia. “Nós mantemos o cadastro dos funcionários em dia, com telefone, para recorrer a eles no momento em que a gente precisar rodar a usina e conseguir atender todos os anseios do Governo do Distrito Federal”, completa.

A usina de asfalto da Novacap produz massa asfáltica para as equipes de obras da Companhia, além de fornecer para as Administrações Regionais, Departamento de Estrada de Rodagem (DER-DF) e para o Governo Federal.

*Com informações da Novacap