18/07/2019 às 16:54, atualizado em 18/07/2019 às 19:47

Férias no Planetário, um encontro lúdico e educativo

Colônia de férias reúne cerca de 100 crianças no local, durante a semana. Elas aprendem os segredos do universo de forma teórica e prática

Por Daniela Brito, da Agência Brasília

Planetário começou a expor suas estrelas para a população em março de 1974 | Foto: Lúcio Bernardo Jr / Agência Brasília

A semana tem sido movimentada no Planetário de Brasília, localizado no Setor de Divulgação Cultural, no Eixo Monumental. Cerca de 100 inscritos na colônia de férias do lugar podem desfrutar de temas relacionados à astronomia, matemática, química e física. Tudo apresentado de forma leve e divertida em formato de filmes, colagens e pinturas no centro científico e cultural, que desde 15 de março de 1974 projeta estrelas e explora os mistérios do universo junto com a população do DF.

Para participar, as crianças e adolescentes levaram como “forma de pagamento” cobertores e casacos, que serão doados a comunidades carentes. As atividades começaram no 16 de julho e terminam nesta sexta-feira (18).

Ao todo, cerca de 100 crianças participaram da colônia de férias, numa média de 25 alunos por dia. Todo ano, são realizadas, no local, duas colônias de férias com temas científicos.

“Eu gostei muito! Eles nos mostraram lados diferentes do universo, pois temos o científico e o lúdico”, disse Alice Brito, 12 anos. “Eu aprendi que nem todas as luas possuem os mesmos formatos, texturas e cores”, contou a estudante.

Lua

Na edição atual, o encontro foi sobre a chegada do homem à Lua, ocorrida há 50 anos. Assim, as crianças aprenderam a desenhar os planetas com bola de isopor e a construir foguetes com material reciclável. A ideia é simular uma viagem espacial com os materiais produzidos pelos próprios participantes.

“O mais interessante é que as crianças aprendem brincando. Esses dias houve um eclipse lunar, e eles chegaram cheio de curiosidade”, explicou a gestora do espaço, Ana Carolina Nunes. “É interessante a gente fomentar essas discussões. Além da teoria, elas aprendem na prática”, completou.

Os interessados em participar da próxima colônia de férias, prevista para janeiro de 2020, devem procurar o Planetário antecipadamente para serem informados do período de inscrição.

 

Serviço:
Planetário de Brasília
Telefone: (61) 3224-7970
E-mail: planetariodebrasilia@gmail.com