23/7/19 16:54
Atualizado em 24/7/19 às 15:34

Samambaia recebe a 118º edição do Sarau Complexo

Festival já tradicional no DF será mais uma vez marcado pela diversidade artística e pluralidade de estilos musicais

Sarau da Dona Verônica é marcado por plateia lotada em shows musicais, teatro, danças e poesias | Foto: Divulgação / Secretaria de Cultura

A 118ª edição do Sarau Complexo será realizada em Samambaia na próxima sexta-feira (26/7), em mais uma jornada de cultura promovida pelo Sarau da Dona Verônica com shows musicais, teatro, danças e declamação de poesia. As atrações culturais vão ocupar o Complexo Cultural da cidade a partir das 19 horas (veja mais no vídeo de apresentação do evento ao final desta reportagem).

A música ficará a cargo de Cesar de Paula, com canções que mesclam o ritmo popular com a afro-brasilidade. Já a artista Linda Maria exibe composições que surgiram sob a perspectiva do enfrentamento do câncer de mama, uma jornada musical cheia de emoções, significados e realizações.

Com tom de resistência, as mulheres plurais do projeto musical “Rainhas do Babado” cantam o anarcofunk em que destacam vivências, frustrações e sonhos enquanto artistas sobreviventes aos golpes diários de preconceitos e desigualdade de gênero.

Na programação também tem rap com artistas da cidade que são referência do gênero em todo o DF, como o Aborígene, que na ocasião vai lançar seu novo CD e videoclipe. Amaro, cantor, compositor, ilustrador e artista plástico, faz da sua arte instrumento de desconstrução de preconceitos na comunidade hip hop. Alex Moura e Nexx, artista de uma nova geração do hip hop nacional, com forte influência do R&B estadunidense, completam a programação musical.

Lirismo

Poesia fica a cargo de Geraldo Ramiere, militante cultural que faz parte do coletivo Tribo das Artes, no Distrito Federal. Carol Araújo revela seu estilo poético com temas que variam entre protestos, relações de afetividade e questionamentos sobre o comportamento humano. A dupla Duendes Blues, com Domício Chaves e Hamilton Zen, que encontraram na poesia uma forma de se expressar acompanhados de música, também marcam presença no evento. Luiz Vieira, poeta-raiz do Sarau Complexo, declama seu poema que representa e homenageia a luta da construção do Complexo Cultural.

A programação infantil vem recheada. Quarenta crianças atendidas pelo Instituto Embalando Sonhos trazem o Coral Embalando Sonhos, com canções amorosas. O espetáculo “Show do Tonhão, um Palhaço Showman” e a animadora de palco Boneca Tchu Plac Tchu Plim apresentam paródias com base em programas de auditório adultos e infantis, e prometem tirar boas gargalhadas da platéia.

Já a Cia de Teatro Cara de Palco, referência do teatro no Recanto das Emas com os palhaços Xexelento e Ximbica, também farão a alegria da criançada. Por sua vez, a quadrilha Junina Si Bobiá a Gente Pimba apresentará a sua quadrilha mirim com crianças do Instituto Embalando Sonhos da Expansão de Samambaia.

Expressar artisticamente por meio da dança é o objetivo do Estúdio de Dança Josy Pacello, que é a primeira escola de Dança de Samambaia Sul. O estúdio que desenvolve um trabalho de formação de bailarinos na cidade fará uma apresentação de balé clássico no evento e garante hipnotizar o público.

O Sarau Complexo é uma manifestação cultural itinerante que percorre a cidade de Samambaia levando diferentes formas de cultura e entretenimento para a comunidade, nasceu da luta pela construção do Complexo Cultural, e estará em casa nesta edição. Organizado e idealizado pelo Conselho de Cultura Samambaia, a iniciativa têm apoio e patrocínio do Fundo de Apoio à Cultura do DF (FAC/DF) com o fomento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF.

Serviço:

COMPLEXO COM SARAU DA DONA VERÔNICA

Data: 26/07/2019

Local: Complexo Cultural Samambaia – Quadra 301 – Centro Urbano de Samambaia

Horário: 19h 

Classificação Indicativa: Livre