24/07/2019 às 16:24, atualizado em 24/07/2019 às 18:42

Obra na marginal de Vicente Pires vai beneficiar 15 mil moradores

Pavimentação, sinalização e acesso em trecho de 500 metros próximo ao córrego Samambaia era aguardado há anos por moradores

Por Ian Ferraz, da Agência Brasília

Trinta profissionais trabalharam ao longo de 45 dias para entregar a obra | Foto: Lúcio Bernardo Jr / Agência Brasília

Vicente Pires segue como um das prioridades do Governo do Distrito Federal. Como prova disso, ao final desta semana, o Departamento de Estradas de Rodagem do DF (DER/DF) inaugura uma importante obra na região, próximo à marginal da Estrada Parque Taguatinga (EPTG) e do córrego Samambaia. O órgão asfaltou e irá sinalizar um trecho de 500 metros de extensão em mão dupla, facilitando o acesso de pelo menos 15 mil moradores da cidade.

A pavimentação irregular, o chão de terra e a falta de sinalização comprometiam a vida dos moradores e comerciantes do local. Com o serviço do DER, eles vão ter acesso a estacionamentos e acessibilidade facilitada à passarela e ao ponto de ônibus, além de uma interligação melhor a Taguatinga.

Trinta profissionais trabalharam ao longo de 45 dias para entregar a obra. Foram feitos serviços de terraplenagem, drenagem de pista e pavimentação. Até o fim de semana eles vão concluir a sinalização horizontal e a pintura vertical da via. O investimento, custeado pelo próprio DER, é de R$ 500 mil.

Melhoria promovida pela obra do DER-DF “vai gerar emprego e renda, aumentar a atividade e a presença de pessoas nessas lojas e região”, diz superintendente do órgão, Murilo de Melo | Foto: Lúcio Bernardo Jr / Agência Brasília

“É uma área bem visitada e as pessoas para acessar esse local encontravam dificuldade muito grande, por ter que ir pela pista de terra e fazer quase que uma contramão. Agora ela vai atender todos os comerciantes, vai gerar emprego e renda, aumentar a atividade e a presença de pessoas nessas lojas e região”, explica o superintendente de operações do DER, Murilo de Melo Santos.

[Olho texto=”É bom pontuar a questão da segurança viária. As pessoas podem fazer o acesso sem andar em uma via que é contramão” assinatura=”Murilo de Melo, superintendente do DER” esquerda_direita_centro=”direita”]

Proprietário de uma academia no local, Diego Vasconcelos comemorou as alterações na região. “Estou aqui há sete anos praticamente e há sete que estamos esperando essa mudança. Asfalto sempre é bom, muito melhor do que o terrão que tinha antes. Antes nós tínhamos que fazer contramão e perdemos muitos alunos pelo retorno e distância que tinha que percorrer. Esperava que a obra fosse demorar mais, mas foi muito rápida”, elogia.

O enfermeiro Gulliver Teodoro trabalha no local e também lista os benefícios que a obra dará aos frequentadores da marginal próxima à Vicente Pires. “Tivemos a construção da rodovia, isso gerou grande benefício aos pacientes, principalmente os cadeirantes. Facilita o transporte de materiais, desenvolve a região e valoriza porque tinha muito detrito, gerava risco de queda para os pacientes. Antes não tinha lugar para estacionar, tinha que estacionar nas calçadas. Agora temos acesso pela rodovia, por baixo e pelo balão”, comemora.