26/07/2019 às 18:38

Saúde recebe doação de livros para montar estante colaborativa

Projeto é da Gerência de Educação e pretende estimular a leitura entre servidores

Por Agência Brasília *

Sabe aquele livro que você tem esquecido em casa? Que tal doá-lo à Secretaria de Saúde do Distrito Federal? A proposta, da Gerência de Educação em Saúde (GES), pretende captar exemplares suficientes para montar a estante colaborativa, que deve ser instalada perto do Banco de Brasília (BRB), no edifício sede da pasta, e inaugurada em 21 de agosto.

Pode ser doado qualquer tipo de livro até 9 de agosto. A doação deve ser entregue na GES, localizada na sala 54 do prédio da administração central. “Estabelecemos este prazo para entrega para que tenhamos tempo hábil para cadastrar os livros até a inauguração da estante”, explica o gerente de Educação em Saúde, Ysday Custódio, idealizador do projeto.

“Eu sentia falta de uma biblioteca aqui. Como já vi uma experiência similar e que deu muito certo em outro órgão, resolvi trazer a ideia para a secretaria, não só para promover o reaproveitamento de livros que estão esquecidos nas casas, mas para estimular a cultura da leitura, pois, tendo livros grátis à disposição para leitura, o encorajamento é bem maior”, avalia o gerente.

Para a subsecretária de Gestão de Pessoas, Silene Almeida, a estante colaborativa é uma iniciativa inovadora, capaz de estimular e fortalecer o gosto pela leitura e expansão do conhecimento. “A ideia é envolver todos os colaboradores e propiciar acesso a materiais diversos, dando ênfase a livros e obras que possam desenvolver o lado pessoal e profissional dos leitores”, frisa. Até agora, a gerência já recebeu 90 livros. Estão sendo recebidas obras de qualquer tipo. Só não vale levar revistas.

“Sabemos que a leitura é um hábito saudável e doar livros é um atitude de cidadania. Desta forma, estimular a leitura dentro da Secretaria de Saúde é uma forma de cuidar da saúde do servidor, além de promover a integração entre os servidores, por meio da troca de conhecimento. Ou seja, um servidor mais feliz e mais saudável, com mais conhecimento, com certeza prestará um serviço mais humanizado e mais eficiente para o cidadão do Distrito Federal”, destacou a diretora de Desenvolvimento Estratégico de Pessoas, Diluana Oliveira.

Dinâmica

No local da estante haverá uma mesa com um livro ata. Quando o servidor quiser pegar um livro emprestado, basta preencher a ata e levar a obra. Ao devolver, deverá anotar o dia da devolução e alocar o livro na estante por ordem alfabética.

* Com informações da Secretaria de Educação