29/07/2019 às 17:19, atualizado em 30/07/2019 às 15:54

Pavimentação nos acessos a Planaltina garante conforto e segurança da população

Entradas e saídas da DF-130 e DF-230 foram asfaltadas na semana passada. Sinalizações horizontais e verticais devem ser finalizadas na primeira quinzena de agosto

Por Ana Luiza Vinhote, da Agência Brasília

Foto: DER/DF

Reivindicação antiga dos moradores de Planaltina, a pavimentação asfáltica dos acessos localizados na DF-130 e DF-230 foi feita pelo Departamento de Estradas de Rodagem do DF (DER/DF) na semana passada. A ação do Governo do Distrito Federal (GDF)  beneficia cerca de 20 mil pessoas que passam todos os dias pelo local, além de incentivar o comércio da região, que sofria com a poeira, lama e buracos. 

Silmara Santos elogia ação do GDF. Foto: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília

Moradora e comerciante de Planaltina, Silmara Santos, 29 anos, comemorou a iniciativa do governo. “Essa situação prejudicava as nossas vendas e depois de terem asfaltado já notamos diferença no movimento”, comenta. 

Brenda Rodrigues, 26 anos, também elogia a ação do GDF e acredita que, a partir de agora, não só a vida dos comerciantes está mudando, mas como a dos moradores também. “Era tudo esburacado e consequentemente cheio de lama. A água descia para perto dos comércios e casas. Agora a tendência é melhorar”, lembra. 

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]  

Acidentes

Além de garantir o conforto da população e a fluidez do trânsito, o asfaltamento dos acessos também vai trazer mais segurança aos moradores. “À noite, por exemplo, o condutor não percebe que as entradas e saídas não são pavimentadas e há o risco de acidentes”, explica o engenheiro do DER/DF Mozer Teixeira. Foram beneficiadas as comunidades Mestre Darmas, Morada dos Nobres, Nossa Senhora de Fátima, Vale do Sol e Quintas do Amanhecer I e II.   

Dez profissionais trabalharam para implementar os acessos da cidade com serviços de terraplenagem e capa asfáltica. A obra, custeada pelo DER, teve o investimento de R$ 100 mil. A previsão é de que a sinalização horizontal e vertical seja implantada até a primeira quinzena do próximo mês.