31/07/2019 às 15:21, atualizado em 31/07/2019 às 17:19

Novo acesso ao Catetinho facilitará visitas ao museu

A obra deve ser concluída na próxima semana pelo Departamento de Estradas de Rodagem do DF (DER-DF)

Por Ana Luiza Vinhote, da Agência Brasília

Foto: Paulo H. Carvalho / Agência Brasília

Recém restaurado e revitalizado, o Museu do Catetinho, primeira residência oficial do ex-presidente Juscelino Kubitschek, ganhará uma entrada que facilitará o deslocamento de moradores e turistas do Distrito Federal que visitam o local. O Departamento de Estradas de Rodagem do DF (DER/DF) está construindo uma pista mais próxima para que os motoristas possam acessar o lugar pelo Country Clube, espaço cultural ao lado do museu. A obra deve ser concluída na próxima semana. 

O engenheiro do DER/DF Mozer Teixeira explica que geralmente os condutores percorrem cerca de 8 km para acessar o Catetinho, além da possibilidade de errarem o trajeto. “Com a nova entrada os motoristas vão gastar apenas 1 km. É uma obra pequena para nós, mas de grande importância para fomentar a cultura da cidade e do local, que faz parte da história de Brasília”, comenta.

Foto: Joel Rodrigues / Agência Brasília

Visitante frequente, Celina Nascimento, 52 anos, comemora a novidade, anunciada pelo governador Ibaneis Rocha este mês durante cerimônia de entrega da reforma do museu. “O Catetinho já é afastado da área central da cidade, então não ter um retorno perto da entrada dificulta o acesso. Quase chego a Santa Maria quando tenho que vir aqui”, reclama a professora. 

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Reforma

Com investimento de R$ 40 mil, o Museu do Catetinho foi restaurado e revitalizado. A obra, concluída em julho, é o pontapé oficial para entregar à população equipamentos culturais restaurados e modernizados para o aniversário de 60 anos de Brasília, em 2020.

Projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, o espaço foi construído em apenas 10 dias, em novembro de 1956. A estrutura simples, feita de madeira, ficou conhecida como “Palácio de Tábuas”. A visitação permite o acesso à suíte presidencial, quarto de hóspedes, à cozinha, entre outros. Objetos, roupas e imagens do ex-presidente JK também revivem a memória do DF.

Serviço: 

Museu do Catetinho 

Endereço: KM 0, BR-040, Gama-DF. 

Horário de funcionamento: Terça-feira a domingo, das 9h às 17h. 

Entrada gratuita