31/07/2019 às 13:24, atualizado em 31/07/2019 às 14:56

Secretaria de Turismo apoia tradicional quermesse do Templo Shin Budista Terra Pura de Brasília

Evento será aberto ao público no próximo dia 3. Vice-governador Paco Britto participou de cerimônia de inauguração da festa e ressaltou sua importância histórica e cultural

Por Lucíola Barbosa

Paco Britto ressaltou a importância da quermesse do Templo Shin Budista Terra Pura de Brasília | Foto: Vinícius de Melo/Agência Brasília

A Secretaria de Turismo (Setur-DF) vai apoiar a tradicional quermesse do Templo Shin Budista Terra Pura de Brasília, evento realizado há 46 anos. Para referendar a parceria e discutir os últimos preparativos para a festa, a secretária de Turismo, Vanessa Mendonça, reuniu-se com o monge Sato e demais integrantes do Governo do Distrito Federal (GDF), além de representantes das quadras e dos comércios vizinhos ao templo. “O turismo é a indústria da paz e tem o poder único de unir os povos”, comparou a secretária, acrescentando que a escolha do local escolhido para realizar a solenidade não foi feita por acaso.

O vice-governador Paco Britto agradeceu ao monge Sato, responsável pelo templo, pela confiança no GDF, durante a solenidade de inauguração da 46ª Quermesse “Os Caminhos da Bem-Aventurança: Espíritos em Liberdade”, na manhã desta quarta-feira (31), em evento realizado na Casa de Chá, na Praça dos Três Poderes. Paco Britto destacou que o DF entrou em uma nova rota de turismo em relação a assuntos religiosos. “Essa parceria nos dignifica. A intenção do governo Ibaneis é promover esse espaço, e ele vai retribuir da melhor maneira possível”, ressaltou o vice-governador, referindo-se à parceria. Paco disse, ainda, que a quermesse prima pela abundância de afetividade, de fé, de justiça e, principalmente, de justiça social.

Emocionado, o monge Sato confessou sua satisfação. “Nunca pensei que um dia pudesse fazer o lançamento dessa quermesse nessa praça. Quero dobrar o agradecimento. Talvez, pela primeira vez, a cidade esteja integrada no sentido do caráter político-religioso”, valorizou, citando, em seguida, o sonho de Dom Bosco que previu a consolidação de Brasília.

Parceria

“O espaço é representativo, pois este foi pensado pelo [ex-presidente] Juscelino Kubitschek, pela união dos poderes. É preciso uma reflexão pela unidade em prol da nossa cidade, e esse foi o motivo de procurar o monge e convidá-lo para atuar com o governo”, justificou Vanessa Mendonça. Ela disse ainda que a Casa de Chá foi aberta para contemplar todos os eventos turísticos. Já a administradora do Plano Piloto, Ilka Teodoro, frisou que a equipe se dispõe a colocar toda estrutura à disposição do Templo para que o evento aconteça.

O evento será aberto ao público no próximo dia 3 de agosto. Durante todos os fins de semana deste mês, a população do DF e os turistas poderão degustar comidas típicas, além de apreciar os espetáculos de danças, artes marciais, música e tambores japoneses, além da exposição de produtos orientais.

Os visitantes terão oportunidade de praticar yoga e tai chi chuan. No local da cerimônia foi feita uma pequena apresentação de tai chi chuan pelo mestre Woo aos convidados, entre eles, o chefe de Assuntos Religiosos do DF, Kildare Meira; o pai de santo Lilico de Oxum, responsável pelo terreiro mais antigo do DF; e o ministro-chefe da Missão da Embaixada da Índia, Conventan, além de representantes do Iphan e do Visite Brasília e do Senac/Sesc, entre outros.

Templo
O Templo Shin Budista Terra Pura foi tombado como Patrimônio Histórico de Brasília há cinco anos e é um monumento turístico, histórico e cultural. Ele fará parte da rota mística e religiosa que está sendo elaborada pela Setur/DF.