02/08/2019 às 19:09, atualizado em 13/09/2019 às 20:21

Hospital de Base bate recorde e registra 1.051 cirurgias em julho

Número é o mais alto registrado em 2019 quando comparado aos meses anteriores. No acumulado do ano, foram 2 mil procedimentos a mais

Por Ailane Silva *

Craniotomia para retirada de tumor durou cerca de oito horas. Média do primeiro semestre foi de 870 procedimentos | Foto: Davidyson Damasceno / Iges-DF

Líder em realização de cirurgias entre os hospitais públicos do DF, o Hospital de Base bateu mais um recorde. Em julho deste ano, realizou 1.051 cirurgias, o número mais alto de procedimentos em relação aos demais meses de 2019.

No primeiro semestre, a média foi de 870 procedimentos. Foram 844 em janeiro, 875 em fevereiro, 868 em março, 914 em abril, 839 em maio e 876 em junho. Somados à produção de julho, o total é de 6.257 cirurgias até o sétimo mês do ano.

Ouça a reportagem:

Apesar de julho ter sido destaque em 2019, a produção de todos os sete meses é superior ao mesmo período de 2018. No ano passado, foram realizados 4.254 procedimentos, ou seja, a diferença é de quase 2 mil pacientes beneficiados a mais do que ano passado.

“Reduzir o número de pessoas que aguardavam na fila por uma cirurgia foi possível graças a uma série de ações promovidas pelo Iges-DF, como reposição de profissionais, regularidade de medicamentos e insumos, bem como mudança do modelo de funcionamento do Centro Cirúrgico – que, sem dúvida, trouxe muitos ganhos para pacientes e profissionais”, ressaltou o diretor-presidente do Iges-DF, Francisco Araújo.

Segundo o presidente, o centro cirúrgico passou a funcionar com a equipe de “giro de sala”, que consiste em reduzir o intervalo de tempo entre as cirurgias com a melhor organização das salas operatórias, das equipes, dos pacientes e dos insumos.

Também houve a padronização da recepção do paciente no centro cirúrgico, com acolhimento e humanização. Além da programação de cirurgias eletivas nos sábados de modo rotineiro e aumento da oferta de horários cirúrgicos.

“A partir de agora, vamos aperfeiçoar ainda mais esse sistema, porque a população do DF tem o direito de ser bem tratada e atendida”, finalizou o diretor-presidente do Iges-DF.

 

*Da equipe do Iges-DF.