02/08/2019 às 10:50, atualizado em 02/08/2019 às 10:51

Quer ser assistente voluntário de alfabetização? Seleção vai até o dia 7 

Programa Mais Alfabetização apoia as escolas nas áreas de leitura, escrita e matemática. Vale para estudantes dos 1º e 2º anos do fundamental

Por Agência Brasília *

Está aberto o processo seletivo simplificado para assistentes de alfabetização voluntários, que trabalharão no Programa Mais Alfabetização/MEC – ciclo 2019. A seleção ocorrerá nas unidades escolares, de 5 a 7 de agosto.

A escolha será feita por comissão de servidores da Secretaria de Educação do DF, indicados pela equipe gestora de acordo com as regras previstas no edital nº 36, publicado no Diário Oficial do DF nesta quinta-feira (1º/8).

A iniciativa serve para fortalecer e apoiar as escolas no processo de alfabetização, especialmente nas áreas de leitura, escrita e matemática de estudantes matriculados nos 1º e 2º anos do ensino fundamental. 

O assistente de alfabetização vai apoiar o professor nesse processo de ensino em todas as regiões administrativas do DF, nas unidades escolares cadastradas no Programa.

Os critérios para participar da seleção são os seguintes: ter idade mínima de 18 anos no ato da inscrição e cursar licenciatura em pedagogia, matemática ou letras com habilitação em língua portuguesa.

Ajuda de custo
De acordo com a Lei do Voluntariado nº 9.608/1998, o assistente de alfabetização exerce atividade não remunerada com objetivos cívicos, culturais, educacionais, científicos, recreativos ou de assistência social. 

O prestador de serviço poderá receber uma ajuda de custo com ressarcimento de transporte e alimentação no valor mensal de R$ 300 para atuar nas unidades escolares vulneráveis ou R$ 150 nas demais escolas da rede.

 As vagas para assistentes de alfabetização do Programa Mais Alfabetização serão disponibilizadas em cada escola, de acordo com o número de turmas e a organização do trabalho pedagógico. 

Os interessados devem se apresentar entre os dias 5 e 7 de agosto na própria unidade desejada para a inscrição no processo.

* Com informações da Secretaria de Educação