02/08/2019 às 16:32, atualizado em 02/08/2019 às 23:20

Secretaria de Meio Ambiente atua em mais uma blitz educativa 

Fiscalização, realizada no parque Boca da Mata, teve como meta alertar a população sobre as principais causas de incêndio no DF

Por Agência Brasília *

A população tem sido receptiva e colaborado com as ações da Secretaria de Meio Ambiente | Foto: Sema / Divulgação

Na manhã desta sexta-feira (2), a blitz educativa de prevenção dos incêndios florestais realizada pela Secretaria de Meio Ambiente (Sema) contabilizou a abordagem de 2,8 mil veículos na ação – a quinta deste ano. O parque de uso múltiplo Boca da Mata foi o local escolhido para o trabalho de conscientização e alerta sobre os perigos da queima de lixo e restos de poda – o que é proibido –, as principais causas de incêndio florestal no Distrito Federal.

O Boca da Mata fica na Área de Relevante Interesse Ecológico Juscelino Kubitschek (Arie JK), região que abrange também os parques Saburo Onoyama e Três Meninas, os córregos Taguatinga e Cortado e áreas rurais remanescentes. A região é importante para a preservação dos ecossistemas locais e para o desenvolvimento de ações de educação ambiental, recreação e lazer, além de atividades agropecuárias.

“A quinta blitz do PPCIF [Plano de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais] foi planejada no intuito de se prevenir os incêndios florestais no Parque Boca da Mata e parques próximos à região de Taguatinga, onde esse problema é constante”, explica a assessora técnica da Sema para o PPCIF, Carolina Leite Queiroga Schubart.

“Trabalhamos com a meta zero em relação aos focos de incêndio no DF, daí a importância dessa ação na prevenção e combate aos incêndios florestais”, reforça Paulo Barbosa dos Santos, técnico de Atividades de Meio Ambiente do Instituto Brasília Ambiental (Ibram). “As pessoas que vivem em áreas rurais, por exemplo, precisam saber manusear o fogo para evitar a propagação de incêndios em volta dos parques.”

Cerrado

Integrante do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo), órgão do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), o técnico Diego Lima de Miranda lembrou que o bioma Cerrado é mais favorável à disseminação de incêndios. Por isso, as pessoas precisam conhecer a dimensão do uso inconsciente do fogo. “Uma simples bituca de cigarro pode gerar um grande incêndio florestal”, adverte.

Nesta época do ano, atenta Diego, o DF precisa de muita atenção. “Na escala de possibilidades de incêndios florestais, o DF já está passando do estado crítico para o extremo, que se caracteriza pela baixa umidade relativa do ar, ventos fortes e combustível seco por causa da desidratação da vegetação”, detalha.

Na ação realizada no Parque Boca da Mata, a Sema contou, mais uma vez, com a parceria da Marinha, presente desde a primeira edição da blitz educativa. “Esse trabalho está surtindo efeito”, avalia o fuzileiro naval sargento Everson Robaina. “Tenho informações sobre os locais por onde já passamos de que as pessoas estão realmente mais preocupadas com os focos de incêndios no Cerrado”.

Receptividade

As blitze educativas de prevenção e combate aos incêndios florestais no DF se tornaram uma ação anual, com o envolvimento de diversas instituições parceiras. De maneira geral, a população tem acolhido bem esse trabalho, atenta Carolina Schubart. “A blitz foi muito positiva, os condutores dos veículos abordados elogiaram a ação e muitos se mostraram receptivos em colaborar na prevenção dos incêndios florestais na região”, conta.

A comerciante Alessandra Oliveira, moradora de Vicente Pires, está entre as pessoas que aprovam a ação. “É uma iniciativa muito boa, porque muitas vezes as pessoas fazem fogo até pertinho de calçadas e ruas”, valoriza. “Todos precisam se conscientizar e ajudar a evitar os incêndios”.

Além da Marinha, também são parceiros da blitz educativa promovida pelo grupo executivo do PPCIF/DF Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Departamento de Trânsito do DF (Detran/DF), Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb), Aeronáutica, Corpo de Bombeiros do Distrito Federal (CBMDF), Secretaria de Saúde (SES/DF), Jardim Botânico de Brasília (JBB), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e Ibram.

As próximas blitze educativas deste mês serão realizadas na Estação de Águas Emendadas, no dia 23, e na Fercal, em 28 de setembro.

* Com informações da Sema