03/08/2019 às 16:53

Programa “Turismo Cívico Brasília: o Brasil começa aqui” é ampliado 

Secretaria de Turismo, Ministério Público Federal e TCB vão firmar parceria para levar crianças ao Memorial do MPF

Por Agência Brasília *

Brasília, 02.08.2019//Parceria MPF/Turísmo cívico na PGR.Foto Luís Tajes/Setur-DF

Alunos da rede pública aprendem sobre a cidade durante as visitas guiadas | Foto: Luís Tajes/Setur

O programa “Turismo Cívico Brasília: o Brasil começa aqui”, desenvolvido pela Secretaria de Turismo do Distrito Federal (Setur/DF), ganhou mais um atrativo. A Setur, o Ministério Público Federal (MPF) e a Sociedade de Transportes Coletivos de Brasília (TCB) farão um acordo para incluir o Memorial do MPF nos locais visitados.

Para comemorar a iniciativa, um grupo de 39 crianças e adolescentes entre 7 e 17 anos da Guarda Mirim Social de Brasília participou de uma visitação guiada ao Memorial do MPF. O passeio, realizado na sexta-feira (2), foi acompanhado pela secretária de Turismo, Vanessa Mendonça, pela secretária de Ação Institucional do Gabinete da Procuradoria Geral da República, Eliana Peres Torelly de Carvalho, e pelo presidente da TCB, Chancerley Santana.

Visita educativa

Semanalmente, uma tura de alunos da rede pública do DF poderá visitar as instalações do museu, localizado na Procuradoria-Geral da República. O transporte dos estudantes será feito pelos ônibus de turismo cívico da TCB. “Esse trabalho é para que cada uma das nossas crianças conheça a nossa cidade”, explica Vanessa Mendonça. “Essa iniciativa do MPF é mais um passo dado para que possamos promover as atividades turísticas em toda a nossa capital”.

O  programa de turismo cívico tem como objetivo proporcionar educação, cultura e cidadania, por meio do acesso de estudantes, crianças, adolescentes, adultos e idosos a pontos turísticos do DF. “A gente acredita que é pela educação que vamos fazer um país melhor”, destaca Eliana de Carvalho. “A educação não é só na escola. É preciso conhecer o país e a cidade em  que se vive, e saber dos seus direitos e deveres”.

Chancerley Santana, por sua vez, lembrou que atividades como essa são importantes na aprendizagem das crianças e declarou que a TCB se sente honrada em fazer parte de mais um projeto.  “Somos uma empresa que existe há 58 anos e que cada vez mais se preocupa com o social”, comentou.

No circuito

O programa da Setur/DF tem promovido a vivência do civismo da capital brasileira no cotidiano dos alunos da rede pública. Entre as ações de destaque estão a participação nas solenidades de Troca da Bandeira, que ocorrem todo primeiro domingo do mês, e a visitação semanal à Residência Oficial de Águas Claras (Roac). Parcerias com TCB, Fecomércio, Secretaria de Educação e outros órgãos governamentais têm permitido que estudantes adquiram conhecimentos sobre Brasília fora da sala de aula.

Memorial do MPF

O espaço foi criado com o objetivo de ser um ponto cultural, digital e interativo que homenageia todos que construíram e aqueles que ainda hoje trabalham ativamente na história do Ministério Público Federal. São oito áreas distribuídas em cerca de 300 metros quadrados compondo um novo ponto de visitação cívica em Brasília.

Localizado no térreo do bloco C da PGR, o Memorial do MPF busca receber o público em um ambiente acessível, com programas socioeducativos e agenda de exposições temporárias e permanentes. O espaço também dispõe de uma sala de exibições com 50 lugares –  o auditório Pedro Jorge. O nome é uma homenagem ao procurador do PF, assassinado em 1982, em função de investigação criminal contra o esquema que ficou conhecido como “Escândalo da Mandioca”.

 

* Com informações da Setur/DF