05/08/2019 às 13:42, atualizado em 05/08/2019 às 13:43

Carga horária de servidores é ampliada para reforçar equipes de saúde

Áreas estratégicas receberão reforço, como as de aquisição de medicamentos e materiais

Por Agência Brasília *

Com o objetivo de fortalecer as equipes de saúde e melhorar a eficiência dos serviços, 71 servidores da Secretaria de Saúde tiveram suas cargas horárias ampliadas para 40 horas de trabalho semanais. A medida foi divulgada no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta segunda-feira (5), e vale a partir da data de publicação.

As ampliações foram feitas em áreas estratégicas da Secretaria de Saúde. Entre os locais, é possível destacar o Fundo de Saúde do DF, a Coordenação Especial de Tecnologia da Informação (Ctinf) e as subsecretarias de Gestão de Pessoas (Sugep), Logística (Sulog), Administração Geral (Suag) e Infraestrutura (Sinfra).

De acordo com a subsecretária de Gestão de Pessoas da pasta, Silene Almeida, foram incrementadas equipes como as da programação e aquisição de medicamentos e de materiais, bem como de análise documental para as diversas licitações e demais modalidades de compra. “O impacto do trabalho produzido pelas áreas contempladas atinge diretamente o serviço na ponta. Não se faz assistência sem materiais, medicamentos, contratos de manutenção etc.”, avaliou Silene.

Agilidade nos processos
Ainda segundo a gestora, a ampliação da carga horária para esses setores possibilitará mais agilidade nos processos de análise e empenho, dando segurança e eficiência aos pagamentos realizados no setor, sem mencionar o avanço nos projetos prioritários demandados por toda a secretaria.

“É como se tivéssemos contratado mais 71 servidores, já capacitados, para atuar nessas áreas, onde a necessidade de pessoas com conhecimento e habilidades específicas é essencial. Isso também vai acarretar em redução de Trabalho em Período Definido (TPD) nesses setores, na mesma proporção da ampliação concedida”, ressaltou a subsecretária.

A medida, prevista na Portaria n° 614/2019, foi autorizada pela Secretaria de Fazenda, Planejamento, Orçamento e Gestão, que garantiu uma suplementação orçamentária para essas ampliações.

*Com informações da Secretaria de Saúde