06/08/2019 às 16:40, atualizado em 06/08/2019 às 16:44

Detran-DF restringe trânsito em Taguatinga para passeata contra feminicídio

Uma faixa ficará isolada, da QNA 29 até a QNA 2, a partir das 8h desta quarta-feira 

Por Agência Brasília *

Em razão de passeata contra o feminicídio, que acontecerá na manhã desta quarta-feira (7), em Taguatinga, o Departamento de Trânsito (Detran) do Distrito Federal intervira no trânsito da Avenida Comercial e nos estacionamentos das QNA 29, 2 e 1. A ação, voluntária e aberta ao público, ocupa as ruas no momento em que o Brasil é o quinto país do mundo em casos de feminicídio, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU).

A concentração dos manifestantes está prevista para começar às 7h, CNB 10, de onde os manifestantes sairão em direção à CNB 03, por volta das 8h. O grupo feminino é estimado em cerca de 200 mulheres e vai finalizar o encontro com um café da manhã.

No local de chegada da passeata, haverá uma tenda da Administração Regional e da Defensoria Pública, que prestarão apoio ao evento e realizarão atendimento ao público.

Para garantir a segurança dos participantes, uma faixa da Avenida Comercial ficará interditada durante a passeata, sendo liberados à medida que o grupo avança. O encerramento do evento está previsto para 13h.

Grito

Para a administradora de Taguatinga, Karolyne Guimarães, o fato de a caminhada ocorrer justamente no dia em que se comemora a Lei Maria da Penha não é mera coincidência. “A caminhada é para dar um grito contra o feminicídio e propor o fim da violência contra as mulheres. A meta é combater essas práticas em alta no Brasil “, afirma.

De acordo com a organização, os casos de violência contra a mulher aumentaram no Distrito Federal no primeiro semestre de 2019. As tentativas de feminicídio subiram para 55, um crescimento de 77% em relação ao mesmo período de 2018, quando houve 31 vítimas.

“A caminhada é aberta para todos que querem se manifestar contra essa triste constatação. Mulheres e homens. Fizemos uma camisa especial, mas ela não é obrigatória. Pedimos apenas que, se for possível, venham com uma camisa rosa bebê”, convida a presidente do Instituto Mulheres Feminicídio Não!, Lúcia Erineta, organizadora do evento.

Serviço:

Caminhada Mulheres Feminicídio Não!

Data: 7 de agosto de 2019 (quarta-feira)

Local: CNB 10, Taguatinga Sul

Programação:

7h30 às 8h – Concentração

9h – Início da caminhada

13h – Fim da caminhada

 

* Com informações do Detran-DF e da Região Administrativa de Taguatinga.