07/08/2019 às 20:24, atualizado em 07/08/2019 às 20:49

GDF marca presença na 16ª Conferência Nacional de Saúde

Voluntários e servidores da Secretaria de Saúde ensinaram práticas integrativas aos participantes. Mais de cinco mil pessoas circularam pelo Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade em cinco dias de evento

Por Agência Brasília *

Conferência Nacional de Saúde reuniu mais de 5 mil pessoas em cinco dias | Foto: Foto: Mariana Raphael / Agência Brasília

Chega ao fim nesta quarta-feira (7) a 16ª Conferência Nacional de Saúde (8ª+8), organizada pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, na região central de Brasília. O encontro reuniu cerca de 5 mil pessoas durante os cinco dias de evento para deliberar sobre ações e políticas relacionadas ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Os representantes da Secretaria de Saúde do Distrito Federal marcaram presença na Conferência. Entre eles o secretário-adjunto de Gestão da pasta, Sérgio Costa, que participou da abertura, no domingo (8), e do encerramento do evento. Ele também cumprimentou os delegados eleitos nas conferências regionais das sete regiões de Saúde do DF.

“Essa Conferência, com a participação significativa de mais de 5 mil pessoas em cinco dias, foi fundamental para discutirmos e traçarmos políticas públicas para o Brasil e também para o Distrito Federal”, ressaltou Sérgio Costa.

De um total de 332 delegados, 68 deles foram escolhidos, dos quais 34 representantes de usuários, 17 de trabalhadores e outros 17 de gestores. Um deles é o delegado gestor Paulo Azevedo, da Delegação do DF. Para ele, os principais objetivos dos debates da conferência são garantir a saúde como direito, consolidar os princípios do SUS e criar financiamentos para manter o sistema.

A 16ª Conferência reuniu participantes de todos os estados do país. É o principal espaço democrático para a construção de políticas públicas no Brasil relacionadas ao setor. Ao fim do evento será elaborado um relatório que dará subsídios ao Plano Plurianual (PPA 2020-2023) e ao Plano Nacional de Saúde.

PIS

As Práticas Integrativas em Saúde (PIS), oferecidas no DF, tiveram uma atenção especial na conferência. Na sala Neide Rodrigues, dentro do pavilhão, voluntários e servidores da Gerência de Práticas Integrativas em Saúde (Gerpis) da Secretaria de Saúde promoveram diversas práticas para os participantes do evento. Entre elas, meditação, reiki, acupuntura auricular, terapia de redução de estresse (TRE) e automassagem.

“Foi uma tenda de cuidados, onde a Secretaria de Saúde participou oferecendo as práticas integrativas por meio de voluntários e servidores, que já são os facilitadores na ponta”, explicou a referência técnica distrital em Automassagem da Gerpis, Patrícia Falcão.

Especialistas da Secretaria de Saúde promoveram diversas práticas para os participantes do evento | Foto: Foto: Mariana Raphael / Agência Brasília

Um desses servidores é a técnica em saúde bucal Elizabete Adelaide, responsável por atividades de meditação e aromaterapia. “O aroma ajuda a entrar no estado meditativo. Apesar de ser pouco tempo de prática, ajuda a relaxar, e também passei algumas orientações para as pessoas fazerem isso em casa”, conta.

Uma das beneficiadas pelas práticas foi a psicóloga Larissa Leite, 27 anos, participante da Conferência. Ela passou por uma acupuntura auricular. “Ações como essa permitem que as pessoas se cuidem, e traz várias perspectivas que criam um ambiente harmônico de cuidado e bem-estar para quem está na Conferência”, elogiou.?

 

* Com informações da Secretaria de Saúde.