07/08/2019 às 15:29, atualizado em 07/08/2019 às 15:30

Grupo iraniano Navaye Mehr Band fará duas apresentações no DF

Shows serão na Praça dos Três Poderes e no Complexo Cultural de Samambaia. Ambos, de graça

Por Agência Brasília *

O grupo de música tradicional iraniana Navaye Maehr Band volta a Brasília em agosto para duas apresentações. Promovidos pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (Secec) em parceria com a embaixada da República Islâmica do Irã, os shows serão gratuitos.

No dia 10 de agosto, o grupo se apresenta no Complexo Cultural Três Poderes, localizado na Praça dos Três Poderes, a partir das 17h. Já na terça-feira, 13 de agosto, é a vez do Complexo Cultural de Samambaia receber a atração internacional, às 20h.

O grupo, formado por duas mulheres (Melina Faraji, Elahe Hosseinpour) e três homens (Mahdi Ayoughi, Amin Rahimi, : Hasan Mehdi Etebari), já esteve em Brasília em duas ocasiões, volta ao Distrito Federal com nova formação e com promessa de repertório inédito. A Navaye Mehr Band já rodou o mundo apresentando a música tradicional do Irã, cujas raízes remontam ao Império Persa.

Uma das características marcantes da banda é uso de instrumentos característicos do país, como o santur persa, espécie de instrumento de corda com grande caixa de ressonância. 

Eles também são conhecidos pela troca sucessiva de instrumentos durante a apresentação para permitir que o público possa apreciar o maior leque possível de sons. O grupo é formado por duas mulheres (Melina Faraji, Elahe Hosseinpour) e três homens (Mahdi Ayoughi, Amin Rahimi, : Hasan Mehdi Etebari).

A escolha dos locais das apresentações levou em conta a proposta da Secretaria de Cultura e Economia Criativa em promover a difusão cultural, levando projetos e ações para todas as Regiões Administrativas do DF, bem como valorizar os espaços culturais sob gerência da pasta. 

Esta iniciativa é a primeira de uma série de parcerias com as embaixadas a fim de para promover a circulação de eventos internacionais por toda a capital.

 


 Serviço

Navaye Mehr Band

Sábado, 10 de agosto de 2019, 17h, na Praça dos Três Poderes

Terça-feira, 13 de agosto de 2019, 20h, no Complexo Cultural de Samambaia
(Quadra 301, Conjunto 05 Lote 01, 72305-970 Samambaia – DF. Próximo à Agência dos Correios e a Agência do Trabalhador)

Entrada gratuita

Classificação livre

Informações: 2017-4037


* Com informações da Secretaria de Cultura