08/08/2019 às 21:00, atualizado em 08/08/2019 às 21:06

Novacap inicia série de ações da rede “Sou Mais Mulher” com exposição fotográfica

Mostra faz parte da comemoração pelos 13 anos da Lei Maria da Penha

Por Agência Brasília *

Empresa assinou portaria conjunta com Secretaria da Mulher na tarde desta terça-feira (14) | Foto: Divulgação / Novacap

Para dar o pontapé inicial nas ações integradas da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) com a rede “Sou Mais Mulher”, da Secretaria de Estado da Mulher, a Companhia lança nesta sexta-feira (9/8) a exposição fotográfica “Mulher, por trás do Silêncio”, do fotografo Salveci dos Santos. A mostra também faz parte da comemoração pelos 13 anos da Lei Maria da Penha, comemorado em 7 de agosto.

A exposição tem como objetivo retratar a violência contra a mulher nos âmbitos doméstico e familiar, além de alertar a sociedade para o fato de que a violência é um mal no mundo inteiro e que as conseqüências da brutalidade são infinitas. “Esta exposição retrata a história de mulheres que foram vítimas de violência doméstica e visa destacar os cinco tipos de violência existentes e que devem ser observadas com rigor, considerando a sociedade complexa do nosso país”, pontua o fotografo Salveci dos Santos, que possui mais de 15 títulos de exposições.

O presidente da Novacap, Candido Teles, destaca que a Companhia foi a primeira empresa pública a aderir à rede “Sou Mais Mulher”, de forma que a exposição fotográfica sensibiliza e oferece um olhar diferenciado em relação à violência contra a mulher. “A violação de direitos das mulheres é um problema social e precisa ser coibido e enfrentado tanto pelo poder público quanto pela sociedade”, ressalta.

Atualmente existem 346 mulheres empregadas na Novacap, com faixa etária que vai de 18 a mais de 55 anos, enquanto são 1796 os homens no quadro da Companhia. Ou seja, um vasto universo masculino que está sendo convidado a fazer parte do enfrentamento às desigualdades de gênero.

Para Santos, a galeria de fotos busca mostrar que a mulher é vítima do ódio irracional do homem, de maus tratos que causam danos físicos, morais e até psicológicos, podendo levá-la à morte.

A portaria aderida pela Companhia em maio deste ano prevê ações conjuntas para a promoção da igualdade de gênero, enfrentamento à violência doméstica e autonomia econômica das mulheres. Para prestigiar a ação, a secretária da Mulher no DF, Ericka Filippelli, estará presente no lançamento da exposição fotográfica.

A exposição que será composta de 12 imagens 60cm x 90cm, em painéis de MDF medindo 60cm x 180cm, com parcerias da ONG FAM (Força Ativa da Mulher) e da fotógrafa Pamella Huri. A mostra ficará aberta à visitação até o dia 23 de agosto, das 8h às 18h.

Serviço:

O que é: lançamento da exposição fotográfica “Mulher, por trás do silêncio”

Data/horário: 9/8/2019, às 16h

Local: hall da Galeria dos Presidentes da Novacap, sede da Companhia

* Com informações da Novacap.