08/08/2019 às 20:44

Três Poderes articulam políticas para idosos do DF

Governador Ibaneis Rocha recebeu, no Palácio do Buriti, representantes do Judiciário e do Legislativo para tratar o assunto como prioridade

Por Jéssica Antunes, da Agência Brasília

Representantes dos três Poderes discutiram como tornar ainda mais eficiente o cuidado com os idosos da capital | Foto: Renato Alves / Agência Brasília

Cuidar da pessoa idosa com políticas públicas eficientes e articuladas entre todos os setores da sociedade. Esse foi tema de um encontro do governador Ibaneis Rocha com representantes do Judiciário e do Legislativo no Palácio do Buriti, nesta quinta-feira (8). “Por mais dificuldade financeira que se atravesse, algumas coisas são prioridade. A questão dos idosos é uma prioridade”, ressaltou o chefe do Executivo.

Juntos, eles discutiram estratégias, ferramentas e políticas para tornar ainda mais eficiente o cuidado com os idosos da capital. Para inclusão digital e social desse público, o GDF começou a entregar telecentros com equipamentos e cursos de informática básica, navegação de internet e redes sociais. Os pontos já estão em funcionamento em dois endereços do Recanto das Emas (Centro de Artes e Esportes Unificados, o CEU das Artes, e no Centro de Convivência do Idoso), além de outro em Ceilândia (QNR 2). 

A previsão é que nas próximas semanas sejam inaugurados mais dois, um na Praça do Cidadão de Ceilândia e outro em São Sebastião. “A ideia é tirar o idoso da ociosidade para que não possa só operar um computador, como também smartphone, ter acesso à internet, criar grupos… Dar uma nova vida a ele. Que possa por meio do programa socializar com outras pessoas”, explicou o subsecretário de Políticas para Idosos da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus), Washington Mesquita.

Foram discutidas estratégias, ferramentas e políticas para tornar ainda mais eficiente o cuidado com os idosos da capital | Foto: Renato Alves / Agência Brasília

Do governo do Distrito Federal também esteve presente o titular da Sejus, Gustavo Rocha. Já por parte do Tribunal de Justiça do DF e Territórios (TJDFT), a 2ª vice-presidente da Corte, desembargadora Ana Maria Duarte, estava acompanha por uma comitiva composta por nomes como a juíza Monize da Silva Freitas Marques, coordenadora da Central Judicial do Idoso do Tribunal.

Pelo Legislativo, a deputada federal Bia Kicis, que foi ao Palácio para cumprir outra agenda, também foi convidada a compor a mesa no Salão Nobre do Buriti.

Ainda compareceram ao encontro o presidente da Comissão de Defesa dos Direitos dos Idosos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no DF, Mauro Moreira de Oliveira Freitas, e a diretora da Associação Brasileira do Cidadão Sênior (Abracs), Irene Fulgêncio.

“Esse encontro é fantástico. São várias mãos, vários Poderes unidos. Quem vai ganhar com isso é a sociedade como um todo e, principalmente, a pessoa idosa”, enalteceu o subsecretário de Políticas para Idosos. A intenção é que o encontro seja ponto de partida para parcerias, convênios e acordos entre Executivo, Legislativo e Judiciário.