09/08/2019 às 16:13, atualizado em 09/08/2019 às 16:15

Saúde reabre consultório odontológico na área rural do Paranoá

Atendimento beneficia a população de Quebrada dos Neres e Café Sem Troco

Por Agência Brasília *

A ida ao dentista está mais fácil para os moradores das áreas rurais da região administrativa do Paranoá. O consultório odontológico da Unidade Básica de Saúde (UBS) 5, em Quebrada dos Neres, voltou a funcionar.

Hoje, já são atendidos, em média, 50 pacientes por semana no consultório reaberto. Os atendimentos estavam suspensos desde 3 de junho por falta de profissionais.

Ainda na zona rural do Paranoá, a UBS 7, na localidade de Café Sem Troco, está recebendo as últimas adequações para a inauguração do novo consultório odontológico.

Morador de Quebrada dos Neres, Israel Machielle precisou do serviço odontológico de emergência. Depois de mais de cinco anos sem visitar o dentista, procurou o serviço da UBS 5 para extrair um dente. “Ainda bem que tem dentista perto de casa, ou teria que buscar atendimento em um lugar mais longe, na cidade”, relatou.

Foto: Breno Esaki/Saúde-DF

Outra usuária que ficou contente em ter o serviço perto de casa foi Josiane Rodrigues Lima, que buscou atendimento para o filho, Valdir, de sete anos. “Ele está com dor porque sofreu um choque no dente da frente. O dente até está se soltando, mas eu não consigo arrancar em casa”, contou a mãe. 

A consulta também serviu para revisar a saúde bucal do garoto, que recebeu o encaminhamento para continuar o cuidado com os dentes.

“A área rural do Paranoá é a segunda maior do Distrito Federal. Tem 100% de cobertura de equipes de saúde da família. Mas as unidades do Café Sem Troco e da Quebrada dos Neres estavam carentes do atendimento odontológico”, afirmou a diretora da Atenção Primária da Região Leste, Mirlene Guedes de Lima.

Juntas, as duas UBS atendem uma população de quase 5 mil usuários.

A unidade de Quebrada dos Neres possui, no consultório odontológico, duas salas separadas: uma com um lavatório e outra para esterilização dos materiais utilizados. A separação dos ambientes confere higienização e maior agilidade no trabalho da equipe envolvida.

A UBS n° 5 do Paranoá está localizada na DF 270, Km 2, no Café Sem Troco. E a UBS° 7 fica na DF 125, BR 251, em Capão Seco.

* Com informações da Secretaria de Saúde