12/08/2019 às 17:10, atualizado em 15/08/2019 às 14:20

GDF Presente: agora é a vez de Águas Claras

Desburocratização e agilidade dos serviços são dois dos pontos fortes do programa

Por Daniela Brito, da Agência Brasília

Em apenas dois dias de trabalho foram recolhidas 102 toneladas de lixo e entulho na cidade | Foto: Lúcio Bernardo Jr. / Agência Brasília

A notícia é boa para a comunidade de Águas Claras. O GDF Presente chegou à região administrativa na última quinta-feira (8/8) e tem realizado diversas atividades que vão atender às demandas inadiáveis da população, entre elas a poda de árvores, retirada de entulhos, recuperação asfáltica, limpeza de bocas de lobo, reposição das tampas de bocas de lobo e recuperação de meio-fio, entre outras.

O administrador de Águas Claras, Ney Robsthon, destaca o caráter de desburocratização das ações do programa. “O mais importante é que o GDF Presente atua com um grupo de máquinas e profissionais a que a administração não tem acesso com toda essa facilidade. E agora a gente tem eles aqui. Isso ajuda muito no trabalho”, comemora.

A equipe selecionada para trabalhar em Águas Claras é composta por cerca de 60 trabalhadores e reúne profissionais do Serviço de Limpeza Urbana (SLU), da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), da Secretaria das Cidades, do Diretoria de Vigilância Ambiental (Dival), da Subsecretaria do Sistema Penitenciário (Sesipe) e do Detran-DF. Funcionários na administração de Águas Claras também estão envolvidos no trabalho.

Trabalho e efeito

O GDF Presente está focado em solucionar problemas e queixas recorrentes da população. Nas regiões do Areal, Arniqueira e ADE, o recolhimento de entulhos é a principal demanda. O resultado salta aos olhos: em apenas dois dias de trabalho já foram recolhidas 102 toneladas de lixo e entulho.

Força-tarefa de serviços envolveu órgãos como Novacap, SLU e Detran-DF | Fotos Lúcio Bernardo Jr./ Agência Brasília

“Esses entulhos nos incomodam muito. Além disso, tem o mal cheiro e a insegurança trazida pelos matos altos. Estou achando essa vista horrível. É muito importante terem esse cuidado conosco”, conta Elisa Ferreira Martins, moradora de Arniqueira há 19 anos, reclamando do que via ao redor.

Em reação  à sequência de principais pedidos da população a equipe do GDF em parceria com o Departamento de Trânsito do Distrito Federal, está realizando pinturas verticais das faixas e vias, e demarcação de estacionamento.

Os serviços não param por aí. Além das atividades já citadas, também foram construídos dois quebra-molas, um na Avenida Parque Águas Claras e outro na QS 10 do Areal, bem como foram desentupidas 47 bocas de lobo e realizada a varrição e capinagem de uma área de 20 quilômetros de extensão.

As ações continuam até o dia 16 de agosto. Em seguida os trabalhos serão realizados no Núcleo Bandeirante, Candangolândia e Vicente Pires.