12/08/2019 às 20:58, atualizado em 12/08/2019 às 21:04

Ceasa-DF lança biblioteca comunitária para estimular leitura e cidadania

Iniciativa faz parte de um projeto que visa fomentar a cultura no ambiente da empresa, englobando desde o pequeno produtor até os funcionários da administração

Por Agência Brasília *

A mesa é um carretel de fio de alta tensão: todo o projeto da Biblioteca Comunitária se baseia em princípios sustentáveis | Foto: Divulgação / Ceasa

Foi lançada neste sábado (10), durante o evento Saúde na Ceasa-DF, a Biblioteca Comunitária da Ceasa. A estrutura faz parte de um projeto que visa fomentar a cultura no ambiente da empresa, englobando desde o pequeno produtor até os funcionários da administração.

Levando em conta que a média de livros lidos por ano pelo brasileiro é de 2,43 e esse baixo índice reflete uma das mazelas históricas do nosso país, o que acaba por causar um empobrecimento nos debates brasileiros, é necessário que haja um incentivo à leitura em todos os âmbitos da sociedade. E, como a Ceasa é um espaço com público diversificado, contando com uma parcela alta de pessoas carentes, projetos como esse não incentivam apenas a leitura, mas também uma nova perspectiva de enxergar a vida.

Dessa forma, a Ceasa-DF incentivará produtores, carregadores, servidores e até mesmo seus consumidores a se verem de forma reflexiva dentro da nossa sociedade, dando àqueles que não têm acesso à cultura também o direito ao exercício da cidadania.

“Um mundo sem literatura se transformaria em um mundo sem desejos, sem ideais, sem desobediência, um mundo de autômatos privados daquilo que torna humano um ser humano: a capacidade de sair de si mesmo e de se transformar em outro, em outros, modelados pela argila dos nossos sonhos”, afirmou Mario Vargas Llosa.

Ciranda cultural

O projeto funciona como uma ciranda, ou seja, o cidadão pode pegar emprestado um livro e deixar outro, e em seguida devolvê-lo à estante de títulos. A biblioteca possui uma vasta diversidade de gêneros, desde títulos infantis até títulos consagrados pela literatura brasileira, alcançando todos os públicos.

Sustentabilidade

Todo o projeto da Biblioteca Comunitária, desde o compartilhamento de livros, conhecimento e ideias até a própria estrutura física, baseia-se em princípios sustentáveis. A estante foi feita a partir da reutilização de paletes do Mercado da Ceasa-DF que seriam descartados. Assim como a mesa, que é um carretel de fio de alta tensão, e os bancos, que foram feitos a partir do aproveitamento da poda de árvores.

 

Toda a estrutura da Biblioteca foi confeccionada pela equipe de manutenção, com apoio da Seção de Meio Ambiente da Ceasa-DF.

Projeto “O Leitor Indica”

Doações são bem-vindas. Sabe aquele livro de que você gosta muito e gostaria de compartilhar com outras pessoas? Você pode não só doar o livro para nossa biblioteca como nos mandar sua avaliação sobre ele, para compartilharmos com o nosso público. As avaliações podem ser enviadas pelo e-mail ascom@ceasa.df.gov.br.

Projeto “A Ceasa Indica”

Nos próximos meses, a Ceasa-DF também indicará alguns títulos para incentivar determinadas leituras. Afinal, nossa biblioteca possui diversos títulos imperdíveis.

Venham visitar o nosso mercado e aproveitem para passar em nossa biblioteca e pegar algum título de nosso acervo. Afinal, como diz Monteiro Lobato, “um país se faz com homens e livros”.

Para mais informações: (61) 3363-2670.

 

* Com informações da Ceasa-DF.